CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alvorada Cabana leva carimbó e animação para o complexo do Ver-o-Peso

O público prestigiou a iniciativa, que começou logo cedinho, em alusão ao início da Cabanagem

O Liberal
fonte

O complexo do Ver-o-Peso foi palco, na manhã deste sábado (7), de um show com mestres e mestras de carimbó que marca o início do Preamar Cabano, programação que segue até o dia 31 deste mês e que celebra os 407 anos de Belém e os 188 anos da Cabanagem. Entre as atrações, estiveram os grupos Sancari e Mururé. A ação, nomeada de “Alvorada Cabana”, foi realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e teve parceria com a campanha do Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro. O público prestigiou a iniciativa, que começou logo cedinho, em alusão ao início da Cabanagem.

VEJA MAIS

image Programação especial marca os 407 anos de Belém; bolo gigante não está confirmado
As iniciativas já começam esta sexta-feira, 6, e seguem até o final do mês

image Limpeza em Belém: mutirão nesta sexta inicia as comemorações do aniversário da capital
Belém completa 407 anos no próximo dia 12 de janeiro e, para marcar a data, serviços de limpeza farão parte das ações de aniversário

image Nova Lei Valmir Bispo será sancionada durante o aniversário de Belém
Edmilson Rodrigues fará a assinatura no sábado (7), em cerimônia no Teatro Popular Nazareno Tourinho

Participaram da programação sete mestres de carimbó de municípios como Quatipuru, São Miguel do Guamá, São Caetano de Odivelas, Marapanim, Ananindeua e Belém. Para a mestra de Marapanim, Claudete Barroso, a programação é de grande relevância, porque o carimbó e a Cabanagem são símbolos de resistência do povo paraense. "É um privilégio para o carimbozeiro e carimbozeira estar aqui nesse momento", resumiu. 

O Preamar Cabano continua até o dia 31 deste mês em diversos espaços de Belém, distrito de Icoaraci e arquipélago do Marajó. Entre as atividades previstas estão exposições, rodas de conversas, apresentações musicais, oficinas e shows. 

Exposição - Como parte das atividades, nesta segunda-feira, 9, o Arquivo Público do Pará, abre, a partir das 8h, a exposição “Povo Cabano”, que reúne itens dos acervos do Museu do Estado do Pará (MEP) e do Arquivo Público. O MEP selecionou imagens produzidas pelo fotógrafo paraense Luiz Braga, retratando rostos que nos remetem a feições de indivíduos amazônicos. Já o Arquivo Público escolheu alguns documentos históricos do acervo, que ajudam a compreender e visualizar os rostos cabanos. A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, sempre das 8 às 15h, até 31 de janeiro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM