Alunos do Paes de Carvalho fazem protesto na Almirante Barroso

Alunos reivindicam volta de diretor afastado pela Secretaria de Estado de Educação

Vanessa Van Rooijen
fonte

Estudantes da Escola Estadual Paes de Carvalho protestaram na manhã desta sexta-feira (17) em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Visconde de Souza Franco, localizada na avenida Almirante Barroso. Eles estão reivindicando a volta do diretor John Charles Torres que, segundo eles, foi afastado arbitrariamente do cargo de diretor da instituição.

De acordo com Abel Ribeiro, coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP), essa semana foi decidido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a retirada do diretor John Charles Torres e nomeação de outro profissional. "Essa foi uma medida arbitrária porque não fomos consultados e informados para saber quem é. A Seduc de forma intempestiva, nomeou um diretor sem comunicar a comunidade. Os estudantes não sabiam e por isso decidimos fazer a manifestação", afirma.

Segundo os manifestantes, a causa do afastamento seria um curso de gestão que não consta do currículo do professor afastado. Abel Ribeiro explica que a legislação garante que todo profissional com licenciatura plena pode participar de eleição para o cargo de direção e contesta: "Muitos diretores do estado não possuem esse curso e a Seduc não cobra. Se for feito um levantamento no estado todo a maioria dos professores não tem essa formação. Quem tem que oferecer esse curso é o próprio governo por meio da Seduc, então esse argumento para o afastamento não é legal e nem legítimo. Se fosse, vários diretores seriam afastados", argumenta.   

LEIA MAIS:

O afastamento provocou revolta nos estudantes. Leonardo Maciel, aluno do 2º ano do Ensino Médio e membro da Comissão Pró Grêmio do Paes de Carvalho, afirma que os estudantes querem o diretor de volta ou a realização de uma eleição direta, entre professores e estudantes, para decidir a substituição. "O diretor John foi aluno dessa escola e é professor há muito tempo. Ele é democrático, direto e muito participativo com os alunos. Queremos que ele volte para gerar o Paes de Carvalho porque se hoje estamos aqui no Souza Franco é porque foi o diretor John que conseguiu; se hoje temos seis ônibus que deslocam os alunos para essa escola, também foi ele quem conseguiu; e a fundação do Grêmio também foi graças a ele", reivindica.

Em nota, a Seduc esclarece que a Escola Estadual Sousa Franco está sob intervenção por questões administrativas. "A manifestação foi de um grupo pequeno que não representa os anseios e expectativas da grande maioria dos alunos que prezam por uma gestão de qualidade e realmente comprometida com a retomada do ensino de qualidade no estado", diz a nota. A secretaria informa ainda que as obras na sede do Paes de Carvalho serão concluídas no mês de julho e que os alunos retornam ao prédio em agosto. Questionados sobre as causas para saída do professor, a secretária ainda não deu informações.

image Estudantes pedem retorno de diretor afastado (Ary Souza)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM