CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ataque de abelhas assusta moradora do bairro do Jaderlândia em Ananindeua; vídeo

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (28) por volta das 9h

Gabriel Pires
fonte

Na manhã desta terça-feira (28), uma mulher não identificada foi vítima de um ataque de abelhas na Rua Jarbas Passarinho, próximo a uma rotatória em frente à igreja São Miguel Arcanjo, no bairro do Jaderlândia, em Ananindeua. O professor Luis Amaral, 28 anos, que passava pela rua, registrou o momento. No vídeo enviado à Redação Integrada de O Liberal, é possível observar o momento em que a mulher passa pelo local e é atacada na região da cabeça. Para tentar dispersar as abelhas, ela começa a correr ao mesmo tempo em que balança o cabelo.

VEJA MAIS

image Policiais militares salvam idosa que estava sendo atacada por abelhas, em Xinguara
Sem nenhum tipo de proteção, eles entraram na residência e resgataram a senhora

image VÍDEO: Policiais militares são atacados por enxame de abelhas, em Icoaraci
Os três agentes da Polícia Militar foram socorridos e encaminhados para atendimento médico. Ataque ocorreu enquanto eles atendiam ocorrência na Ilha de Paquetá

image 'Extinção em massa' de abelhões é atribuída à mudança climática
Estudo mostra que queda foi de quase 50% e uma única geração

A testemunha disse que tentou socorrer a mulher, jogando água pelo corpo da vítima na tentativa de expulsar as abelhas. Luis, que é morador do bairro da Jaderlândia, afirma que a incidência de abelhas não é comum na região, mas que, além da mulher, um homem foi atacado. “A rotatória, como é uma área muito grande, estava emprestada. Quem passasse por ali era atacado por ela”, explicou.

Luis informou que, de acordo com relatos dos presentes no local, um motociclista e um ciclista também foram atacados no momento em que transitavam pela via. O motociclista foi atacado na região dos olhos. Até o momento, não há informações da origem dos insetos.

“Estava voltando para casa quando me deparei com três bicicletas no chão e fiquei pensando que tinha sido um assalto. Depois vim com o carro bem devagar e passou um senhor de bicicleta e começou a vim muita abelha na cabeça dele. Foi aí que eu percebi que não era nenhum furto e sim um ataque de abelhas”, disse.

Primavera

Uma colmeia de abelhas que estava em um poste da rede elétrica, no KM 13, da rodovia PA-124, estrada que liga Capanema a Salinas, zona rural de Primavera, nordeste do estado, foi retirada por equipes da concessionária de energia. Moradores da área relatam que os insetos estavam causando vários transtornos.

image A colmeia estava localizada em um poste de alta tensão e foi retirada por equipes da concessionária de energia (Divulgação)

Por se tratar de uma rede de alta tensão, foi necessária uma operação de urgência, com profissionais habilitados e devidamente equipados. A ação ocorreu durante a noite, único período possível para realizar esse tipo de trabalho, pois é o horário em que as abelhas estão na colmeia.

Segundo a vizinhança, os insetos estavam causando a morte de animais domésticos e outros perigos à população. “As abelhas já tinham feito uma casa dentro do poste, além disso o enxame causou a morte de cachorros, galinhas e poderia até levar uma pessoa a óbito” relatou um dos moradores.

O executivo de Alta Tensão da Equatorial Energia, Renato Santos, explica que nesse tipo de situação é preciso agir rápido, para evitar riscos à equipe e aos cidadãos. “Realizamos a retirada em tempo hábil, isolamos a área, fizemos tudo de maneira a resguardar  a integridade dos moradores”, afirmou. 

Como solicitar a remoção de um ninho de abelhas? 

De acordo com a Equatorial Energia, caso a população identifique um ninho de abelhas, em área urbana, localizado na estrutura da rede elétrica, é necessário acionar a concessionária de energia através da Central de Atendimento no número 0800-091-0196 para retirada do enxame da estrutura.  

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará informou que, em caso de ocorrência envolvendo abelhas, a corporação deve ser acionada por meio do número 193 para realizar a retirada do possível ninho de abelha que não esteja na rede elétrica. "Durante o dia, irá uma equipe até o local realizar o levantamento da situação e, posteriormente, pela parte noturna, é feita a retirada".

(Gabriel Pires, estagiário sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA