Ananindeua: batedores de açaí completam curso de higiene e boas práticas

Formação é voltada para a garantia de qualidade e segurança na manipulação do produto

O Liberal

Batedores de açaí de Ananindeua receberam carteiras de saúde da Unidade Básica de Saúde Centro (UBS), como parte do treinamento prático e teórico da Casa do Açaí. Os 20 batedores de açaí formados, além de passarem por avaliação médica, realizaram testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Eles participaram ainda de uma palestra, proferida pela enfermeira da unidade, Livia Aquino, abordando a biossegurança, manipulação correta de alimentos, a doença de Chagas e seu transmissor e possíveis contaminações.

LEIA TAMBÉM

image ‘Café de açaí’: produzido em Cametá, no Pará, bebida fortalece economia e preserva meio ambiente
No Pará, detentor de 95% da produção de açaí no Brasil, um projeto vem sendo realizado no Campus XVIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Cametá, com objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a elaboração da torrefação da semente de açaí para a produção de bebidas quentes

image Qual será o próximo produto que o Pará exportará para o Brasil e o mundo?
Açaí, cupuaçu, tucupi... produtos da Amazônia sempre conquistam espaço no mercado com originalidade

image Produção de açaí branco, no Pará, registra crescimento de 6% e é alvo de pesquisas
Os estudos fazem parte do Banco Genético da Embrapa

image 'Acham que o açaí é dos EUA', diz chef paraense Thiago Castanho; entenda a polêmica
O cozinheiro explicou que a descoberta sobre o açaí foi feita em uma reunião de um evento internacional. Internautas reclamaram da fama do fruto amazônico

A gerente de produção da Casa do Açaí de Ananindeua, Nazaré Oliveira, explica que a ação junto aos profissionais é fundamental pois lidam com alimento diariamente. "Como eles manipulam o açaí é preciso ter esse cuidado, eles precisam estar bem de saúde e por isso realizamos esse atendimento hoje junto aos batedores da Casa do Açaí", declarou.

image Os batedores de açaí receberam palestras sobre biossegurança, manipulação de alimentos e como evitar a contaminação pelo mosquito barbeiro (Divulgação / Prefeitura de Ananindeua)

Para o batedor de açaí Silvano Ferreira, que manipula o produto há 24 anos, essa foi uma oportunidade valiosa de prevenção a diversas doenças. "A ação em parceria com a UBS dá mais facilidade de realizar os exames que precisamos para emissão da nossa carteira de saúde", revelou.

A Casa do Açaí é um espaço onde os produtores e batedores de açaí são qualificados para as boas práticas na manipulação do produto. O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O espaço foi entregue à população de Ananindeua no final do ano passado e reúne 30 batedores de açaí ao todo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA