Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Pedagoga Ednilsa Costa teme árvore tombada em frente a sua casa, na Batista Campos

A pedagoga mora há 40 anos na residência, localizada na avenida Gentil Bittencourt, na Batista Campos, em Belém. Ela conta que tem medo que a árvore tombada para a direção de sua casa, desabe.

Mariana Azevedo com a colaboração de Wellyda Farias

"Essa árvore já existia quando viemos morar aqui. Nós cuidávamos dela, ela era reta, mas de uns tempos pra cá, começou a apresentar problemas. Começando a se mostrar cada vez mais inclinada", diz a pedagoga Ednilsa Costa, de 60 anos, sobre a árvore tombada na direção da sua casa, na avenida Gentil Bittencourt, na Batista Campos.

Ednilsa explica que mora há 40 anos na residência, mas, por um período de seis anos, alugou o imóvel, retornando em setembro de 2023. "Tive que conviver com as queixas dos vizinhos. Quando aumentou o período chuvoso, começamos a escutar estalos e também começaram a cair pedaços de galhos", fala.

VEJA MAIS 

image Restos de árvore caída no Marco prejudica moradores, diz denunciante
O denunciante Osvaldo Souza mora na travessa Lomas Valentinas, no bairro do Marco. Segundo ele, há dois meses a árvore caiu e até o momento o entulho não foi retirado da via.

image Morador Cláudio Ramos reclama de restos de poda de árvore deixados em calçada no Marco
Os restos do vegetal foram deixados na última sexta-feira (26), na calçada, em frente a casa do eletricista Cláudio Ramos, no bairro do Marco, em Belém.

image Taxista Daniel Braga reclama de árvore sem poda que está cobrindo o semáforo em Belém
Na travessa Barão de Mamoré com a avenida Conselheiro Furtado, no bairro do Guamá, em Belém, a população reclama que uma árvore sem poda está causando transtornos aos motoristas e pedestres.

Temendo que o vegetal caísse, a denunciante foi até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), mas nada foi resolvido. "Fui à Semma e protocolei o pedido para virem ao menos examinar a árvore. Outra coisa que me chamou a atenção, foram as raízes que estão saindo por cima do cimento da calçada", explica.

image  (Bruno Macedo | Especial para O Liberal)

A mãe da pedagoga tem 90 anos, e por isso, a família está preocupada com a situação. "Estou pedindo para retirar porque ela pode desabar em cima da casa da minha mãe, que é idosa. Essa casa é o único bem que ela tem. Essa árvore está totalmente voltada para cima da casa. Eu já fui em tudo que é lugar e não tenho resposta alguma", lamenta.

"Eu já liguei para o órgão responsável, já fui lá e a resposta é sempre a mesma. Vivemos com medo. E se essa árvore cair? Para onde nós vamos ? Quem vai nos ressarcir dos prejuízos ? Foi dito que a árvore era saudável e estava levemente inclinada. Ela está totalmente envergada para cima da nossa casa", afirma.

image  (Foto: Ednilsa Costa)

"Vocês podem ver que ainda tem lixo aqui debaixo da árvore. Sou eu mesma que limpo, mas eu queria uma resposta imediata, porque eu não sei mais para onde correr. Quando chove não conseguimos dormir, minha mãe fica com medo. Nós não temos a devida atenção com as nossas árvores", finaliza Ednilsa.

A redação integrada de O Liberal procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS