Você Repórter

Com Mariana Azevedo e Wellyda Farias

Mande sua história ou denúncia e ela poderá ser transformada em notícia. Aqui é Jornalismo Colaborativo!

Dona de casa Gilmara Gonçalves teme queda de árvore no bairro Maracangalha, em Belém

A árvore possui mais de 12 metros e pode cair a qualquer momento, segundo os moradores

Vitória Reimão

Moradores do bairro da Maracangalha, em Belém, estão preocupados com o risco de queda de uma árvore que possui mais de 12 metros de altura, localizada na rua 12 A, entre as avenidas Leste e Norte. Com a chegada do período de chuvas, a comunidade diz que o vegetal pode cair a qualquer momento, atingindo as residências e prejudicando as fiações da rede elétrica. A dona de casa Gilmara Gonçalves conta que a árvore não obteve manutenção há mais de quatro anos.

image Gilmara está preocupada e teme a segurança de seus familiares (Reprodução / Você Repórter)

"Eu cheguei aqui em 2018 e desde então esta árvore está assim. Só que a cada ano, vem aumentando o risco, ainda mais agora que está vindo ventos fortes, com o período de chuvas. Eu já fui na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Os bombeiros vieram, mas não puderam fazer a manutenção, pois a árvore está na área da Marinha", diz Gilmara.

Os moradores dizem que ela está muito inclinada e apresenta cupins. Eles temem que haja corte no fornecimento de energia quando há fortes chuvas, pois a árvore fica bastante agitada e causa pânico aos residentes. "Essa árvore tem muito mais de três metros, todas as três árvores, na verdade. A gente fica aqui sem saber o que fazer, ficamos com medo. Todos nós, da comunidade, estamos apreensivos", desabafa a dona de casa.

VEJA MAIS:

image Comerciante Sérgio Corrêa denuncia falta de poda em árvore no bairro da Campina
Os galhos enormes têm causado transtornos diários em meio a passagem de veículos maiores, que colidem com partes do vegetal

image Vendedor de coco Adenir Corrêa denuncia risco de desabamento de árvore na praça Brasil
De acordo com o vendedor, o problema já foi denunciado aos órgãos competentes, mas nenhuma providência foi tomada

image Taxista José Vale reclama da falta de poda em árvore na Almirante Wandenkolk, no Umarizal
Os moradores afirmam que a árvore quase caiu por conta das fortes chuvas 

Durante a reportagem, Gilmara mostrou o número de protocolo que fez na sede da Semma, em 2018. Ela solicitou os reparos, de forma imediata, ao local. "Mas eles (Semma) nunca apareceram. A Marinha disse que viria aqui, não vieram. Fui até a sede deles (Marinha), e eles disseram que não resolviam. Por conta disso, ficamos nessa situação sem saber como resolver", reclama.

image A árvore possui mais de 12 metros e alcança a fiação elétrica (Reprodução / Você Repórter)

Nessa mesma área, os moradores já vivenciaram a queda de uma das árvores. "Há alguns anos, caiu uma árvore desse mesmo local onde estão os vegetais de mais de 12 metros. Ela caiu em meio a pista. Se cair outra árvore, vai nos atingir e vai arrebentar a rede elétrica. É um risco muito grande", disse Gilmara.

"Nós queremos algum desses órgãos se manifestem e venham aqui, porque tem vidas! Depois que essas vidas se forem, só sobram os bens, mas e as vidas? Eu estou com meus filhos e coloco todo mundo para a sala, quando o vento está forte, porque eu tenho medo que essa árvore caia", conta a denunciante.

Em nota divulgada na terça-feira (05), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que iria enviar, nesta quarta (06), um técnico para verificar a situação da árvore e definir que tipo de intervenção deverá ser feita. "A supressão só será executada, caso não haja outra forma de salvar o vegetal. A Semma esclarece ainda que em casos como esse a comunicação deve ser feita no protocolo da secretaria. Na Travessa Quintino Bocaiuva 2078, bairro Batista Campos", comunicou.

Com relação à rede elétrica, a Equatorial Pará informou, por nota também na terça, que enviaria uma equipe técnica para avaliar a situação no local na quarta-feira." Se após a análise ficar comprovado o risco de acidente e que possa prejudicar o fornecimento de energia, a empresa comunica que adotará as medidas necessárias para contribuir com a podagem do vegetal", detalha.

Em nota, a Marinha informou que enviou uma equipe de militares ao local para uma inspeção, na tarde de quarta-feira (6/12), identificando uma árvore de grande porte. Será avaliada, juntamente com outros órgãos, um forma de mitigar os riscos que a árvore possa eventualmente oferecer, em decorrência das fortes chuvas e ventos, que vem sendo observados nos últimos dias em Belém.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Você Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

OUTRAS NOTÍCIAS