Risoto com ossobuco na pressão é a receita de hoje (13/06) no Mais Você com Ana Maria Braga
A apresentadora Ana Maria Braga ensinou como fazer um delicioso risoto com ossobuco na pressão no Mais Você de hoje; confira os ingredientes

A receita de hoje, segunda-feira (13/06), do programa 'Mais Você', apresentado por Ana Maria Braga, é risoto com ossobuco na pressão, uma ótima opção de almoço diferenciado. Confira os ingredientes e o modo de preparo.
VEJA MAIS
Ingredientes
- 1 cenoura média em cubos grandes
- 1 cebola média cortada em 4
- 2 talos de salsão (aipo) picados grosseiramente
- 1 talo de alho-poró picado grosseiramente
- 3 dentes de alho
- Alecrim, manjericão e tomilho fresco a gosto
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
- 2 colheres (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 4 ossobucos (cerca de 350 g cada)
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- ¼ de xícara (chá) de óleo
- 1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água fervente
Risoto
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
- 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli
- 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
- 100 g de parmesão ralado
Modo de preparo
- No processador, triture a cenoura com a cebola, o salsão, o alho-poró e os dentes de alho até obter uma mistura com pedaços miúdos.
- Peneire e esprema bem para extrair todo o suco (reserve o bagaço) e coloque o líquido em um saco plástico grande.
- No pilão, macere alecrim, manjericão e tomilho a gosto junto com os grãos de pimenta, o sal e o azeite até obter uma pasta.
- Esfregue nos ossobucos e coloque dentro do saco plástico com o suco de legumes.
- Junte o vinho e deixe marinar na geladeira por 12 horas.
- Escorra e reserve a marinada.
- Na panela de pressão, aqueça o óleo e doure os ossobucos escorridos dos 2 lados, por cerca de 15 minutos. Se não couberem todos na panela, doure de 2 em 2. Retire e reserve.
- Na mesma panela, acrescente o bagaço de legumes reservado e refogue rapidamente.
- Adicione a marinada, o caldo de carne dissolvido na água e os ossobucos e tampe.
- Cozinhe, em fogo médio, por 25 minutos após pegar pressão.
- Retire a pressão para abrir a panela, transfira a carne para uma frigideira grande e coe o caldo. Reserve os sólidos.
- Coloque 2 xícaras (chá) do caldo coado na frigideira e deixe ferver até reduzir um pouco.
- Utilize 5 xícaras (chá) do caldo (se necessário, complete com água quente) para preparar o risoto.
Risoto
- Na panela de pressão, junte as 5 xícaras (chá) do caldo com os sólidos da peneira e o vinho e deixe ferver.
- Adicione o arroz, tampe e deixe cozinhar, em fogo médio, por 7 minutos após pegar pressão.
- Libere a pressão para abrir a panela e incorpore a manteiga e o parmesão, mexendo vigorosamente até ficar cremoso.
- Se ficar seco, acrescente um pouco de água quente. Sirva em seguida com os ossobucos quentes.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA