Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Chá de carqueja: como preparar, é bom pra que e quem não pode tomar

A carqueja pode auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças cardíacas, gastrointestinais e hepáticas. Porém, o consumo inadequado da planta põe em risco a saúde do usuário

Thalles Leal

Chá de carqueja utilizada a planta Baccharis trimera e é um dos remédios caseiros mais buscados no Brasil para regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. Apesar de ter muitos benefícios, seu uso pode ser perigoso se feito de forma incorreta. Confira quais os benefícios do chá de carqueja, quem não pode tomar e como preparar:

VEJA MAIS

Chá preto: como fazer, é bom pra que e quem não pode tomar
O chá preto tem sabor similar ao do chá verde, porém mais forte e amargo. Seus benefícios para a saúde vão de melhoras no sistema circulatório à prevenção do câncer

Chá oolong: como fazer, é bom pra que e quem não pode tomar
O chá oolong combina propriedades do chá verde e de chás oxidados, como o chá preto

Chá verde: o que é, para que serve e como fazer
O chá verde estimula o emagrecimento, previne problemas cardíacos, diminui o risco de certas formas de câncer e traz vários outros benefícios à saúde

Benefícios para a saúde

Os flavonóides apigenina, luteolina e quercetina, presentes na carqueja, ajudam na regulação da glicose no sangue e na resistência à insulina. Estes e outros antioxidantes da mesma categoria também têm atuação na prevenção de doenças hepáticas, gastrointestinais e inflamatórias.
A quercetina e apigenina, combinadas aos ácidos cafeico e clorogênico presentes na planta, geram um efeito diurético potente, que combate a retenção de líquidos e ajuda na regulação da pressão arterial.

Outros antioxidantes presentes na carqueja, como a rutina, estimulam a produção de glóbulos brancos e, consequentemente, o sistema imunológico como um todo. Saponinas presentes na carqueja também auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue.

Quem não pode beber, cuidados e precauções

O consumo de carqueja deve sempre estar supervisionado por um médico competente. A planta é contraindicada principalmente para crianças, mulheres grávidas e lactantes. Alguns remédios utilizados no tratamento de diabetes e hipertensão podem ter interações negativas com o chá.

Como fazer chá de carqueja

  1. Aqueça 1 L de água em uma panela até a ebulição
  2. Adicione 2 colheres de sopa de hastes de carqueja
  3. Aguarde 10 minutos de infusão, coe e adoce a gosto.
Receita
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM RECEITAS

ÚLTIMAS EM RECEITAS