CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF retoma nesta quinta-feira julgamento das primeiras ações penais do 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes votou para condenar o réu Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão. Nunes Marques divergiu e defendeu pena de 2 anos e 6 meses

O Liberal
fonte

Será retomado nesta quinta-feira (14) o julgamento do primeiro réu acusado de envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Nesta quarta-feira (14), o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão, por entender que ele cometeu crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado, tentativa de golpe, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Porém, o ministro Nunes Marques, segundo a votar, divergiu de Moraes e defende pena de 2 anos e 6 meses de prisão em regime inicial aberto. Para Marques, a denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) não ofereceu “elementos suficientes” para sustentar os crimes. 

VEJA MAIS

image Nunes Marques diverge de Moraes e pede condenação mais branda sobre atos de 8 de janeiro
Ministro pede pena de dois anos e seis meses, contrastando com a indicação de 17 anos sugerida pelo relator

image Moraes vota pela condenação de réu por atos de 8 de janeiro com pena de 17 anos
Segundo voto do ministro, serão 15 anos e 6 meses de reclusão, além de 1 ano e 6 meses de detenção no regime aberto

Aécio Pereira tem 51 anos e é de São Paulo. De acordo com a Procuradoria-Geral da República, ele atuou na destruição das instalações do Congresso Nacional. No interrogatório, o acusado disse que achou que a manifestação seria pacífica e que não tinha armas. Ele também negou ter provocado dano ao patrimônio e ter usado de violência.

A defesa de Aécio argumenta que a denúncia é “genérica” e narra existência de “fatos típicos” que não detalham quem teria agido de tal ou qual maneira.

image STF retoma julgamento de primeiro réu por atos golpistas de janeiro; pena pode chegar a 30 anos
Ministros estão em processo de decisão sobre a condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira

image STF inicia julgamento das primeiras 4 ações penais do 8 de janeiro nesta quarta-feira (13)
Réus respondem por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado

Quatro ações penais

Foram marcadas pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, duas sessões extras para analisar as quatro primeiras ações penais relacionadas aos ataques de 8 de janeiro em Brasília. Além de Aécio, serão julgados nesses primeiros processos Matheus Lima de Carvalho Lázaro, de 24 anos; Moacir José dos Santos, de 52 anos; e Thiago de Assis Mathar, de 43 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA