STF analisa decisão de Barroso que permitiu oferta gratuita de transporte público nas eleições

Até as 14h30, o placar da votação era de 4 a 0 pela manutenção da medida estabelecida pelo ministro

O Liberal
fonte

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir nesta quarta-feira (19) se mantém a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, o serviço de transporte público no dia da votação em segundo turno das eleições, dia 30 de outubro.

De acordo com as informações do julgamento virtual divulgadas até as 14h30 de hoje, os três ministros que já haviam votado acompanharam a decisão de Barroso. São eles: Luiz Edson Fachin, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Com isso, o placar está em 4 a 0 pela manutenção da medida. Mas ainda faltam os votos de 7 membros do Supremo.

Caso não haja pedido de vista (mais tempo para análise) por nenhum ministro ou pedido para levar a discussão ao plenário físico do STF, o julgamento pelo sistema eletrônico deve se encerrar às 23h59

VEJA MAIS

image Auxílio Brasil: quem recebe o benefício hoje? Confira o calendário desta quarta-feira (19/10)
O auxílio foi antecipado e o Governo conclui pagamentos antes do 2º turno das eleições. O depósito desta quarta-feira (19/10) será para os beneficiários que tem o número do NIS com final 6.

image Prefeitura de Santarém analisa adesão à gratuidade de transporte público na eleição
A medida visa evitar a abstenção de votos dos eleitores de baixa renda

image Segundo turno: Governo do Pará garante gratuidade no transporte fluvial e rodoviário
Informação foi publicada pelo próprio governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), em suas redes sociais

image Quando é o próximo debate entre Lula e Bolsonaro? Veja o cronograma das televisões
Além do debate no SBT, ainda há outros dois confrontos previstos entre os candidatos à Presidência

Para Barroso, a prática de oferecer o serviço não pode levar à punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa, uma vez que a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto. Ele entende que veículos públicos e ônibus escolares podem ser usados para o transporte, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá, se entender necessário, regulamentar a atuação dos municípios e empresas de transporte para coibir eventuais abusos de poder político.

"Levando-se em conta a desigualdade social extrema no país, o contexto de empobrecimento da população e a obrigatoriedade do voto no Brasil, é justificável que o Poder Público arque com os custos de transporte decorrentes do exercício desse direito-dever", afirmou o ministro Barroso.

Após a decisão, vários gestores de cidades e estados brasileiros anunciaram a liberação de transporte gratuito no dia da votação. O governador Helder Barbalho, por exemplo, anunciou a gratuidade de ida e volta no transporte intermunicipal fluvial e rodoviário, das 7h do sábado (29) até as 7h de segunda-feira (31), para todos os eleitores que estiverem se deslocando para a sua cidade de votação no próximo dia 30. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também confirmou a gratuidade no transporte público, no dia das eleições.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA