CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governador Helder Barbalho muda comando de secretaria; veja qual

Decretos de nomeação e exoneração foram publicados no Diário Oficial desta quarta-feira

Keila Ferreira
fonte

Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas tem novo titular. Foi publicado, na edição desta quarta-feira, do Diário Oficial do Estado, o decreto de exoneração, a pedido, de José Maria Tapajós, que estava à frente do órgão desde fevereiro de 2023. Ex-deputado estadual, Tapajós se filou ao MDB em janeiro deste ano e foi anunciado pré-candidato do partido à Prefeitura de Santarém, onde já ocupou o cargo vice-prefeito por dois mandatos.

Eleito em 2018 primeiro suplente como deputado estadual do Partido da República (PR) - agora Partido Liberal (PL) -, com um total de 26.286, o santareno renunciou ao segundo mandato de vice-prefeito em janeiro de 2021, para assumir a vaga aberta na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) com a saída de Renato Ogawa (PL), que havia tomado posse do cargo de chefe do Poder Executivo de Barcarena. José Maria Tapajós concorreu novamente a deputado estadual em 2022, pelo PP. Ele conquistou 32.492 votos, mas não conseguiu se reeleger. 

VEJA MAIS

image Juiz Federal é escolhido novo ouvidor geral da Justiça Eleitoral no Pará
José Airton de Aguiar Portela foi nomeado por unanimidade para ocupar o cargo pelos próximos dois anos

image Advogado Tiago Sefer é nomeado juiz no TRE-PA
O advogado ressaltou a importância no TRE na garantia da democracia nas eleições no Pará

No lugar de Tapajós na Secretaria Regional, ficará João de Nazaré Pingarilho, também de Santarém, que foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2020, teve 28.239 votos, mas não se elegeu. O decreto de nomeação, assinado pelo governador Helder Barbalho, também foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira. 

As secretarias regionais foram criadas pelo Estado com a proposta de promover a governança compartilhada e aproximar a gestão estadual das prefeituras dos municípios da região que representam. 

image Lula nomeia Vera Lúcia como ministra do TSE, a 2ª mulher negra a assumir o cargo
Vera Lúcia irá substituir a cadeira deixada por Maria Claudia Bucchianeri, que saiu da Corte em agosto

image Pará: Secretaria estadual sofre mudança em seu comando com troca do titular; veja qual
Decretos de nomeação e exoneração foram publicanos nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado

Desincompatibilização

Os prazos para candidatos para se afastarem ou desincompatibilizarem do seu cargo variam conforme a função ocupada pela pessoa interessada em concorrer nas eleições e a vaga a qual ela pretende disputar. O cálculo considera a data do primeiro turno das eleições, que, neste ano, será no dia 6 de outubro. Conforme informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os secretários municipais ou estaduais que pretendem concorrer a vaga de prefeito ou vice-prefeito devem se desligar do cargo quatro meses antes do pleito. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA