Internet de Elon Musk pode ser usadas por viaturas da PRF na Amazônia

Corporação usa o aparelho da Starlink para fazer testes de conectividade em áreas mais isoladas

O Liberal
fonte

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amapá usa aparelhos da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, para fazer testes de conectividade em áreas remotas da Amazônia nas viaturas da corporação. O experimento, realizado no Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, iniciou no dia 9 de abril e deve durar um mês. 

A novidade foi anunciada pelo superintendente da PRF no Amapá, Klebson Sampaio, em vídeo divulgado pelo Núcleo de Comunicação da corporação. Sampaio afirma que o equipamento está sendo usado em uma viatura, que percorreu algumas unidades da corporação e se dirigiu ao Oiapoque para o período de testes. 

De acordo com um relatório produzido pela equipe, nos dias 11 e 12 de abril, o desempenho do aparelho no deslocamento para o Oiapoque foi satisfatório. 

VEJA MAIS

image Internet da Starlink está mudando a vida no Marajó
A banda larga tem sido usada nos rios, na floresta e zonas rurais, onde os grandes provedores não conseguem atender com eficiência, impulsionando negócios, serviço público e  uso residencial.

image Starlink: saiba como contratar a internet via satélite de Elon Musk no Brasil
O kit de instalação do serviço custará em torno de R$ 3.365,000. Os brasileiros serão atendidos até o primeiro trimestre de 2023

image Empresa de Elon Musk domina 90% das cidades que possuem internet por satélite na Amazônia
Operações da Starlink na região começaram em 2022 e já abrangem cerca de 90% dos municípios

 “O teste de viagem transcorreu em condições climáticas típicas do inverno amazônico, marcado por instabilidade e pancadas de chuvas a qualquer hora. Não foi observada alteração na qualidade do serviço nas intempéries enfrentadas”, diz o relatório.

O teste indicou a média da velocidade de downloads e uploads, aferida em momentos diferentes. O relatório afirma que “a conexão manteve-se estável durante a maioria dos testes”. “Ocorreram desconexões ou interrupções no trajeto quando da passagem com o veículo por locais encobertos por vegetações e edificações”, registrou a equipe.

Ainda conforme o documento, o equipamento “apresentou desempenho satisfatório, com boa qualidade de áudio, sem atrasos significativos na comunicação e sem interrupções. Poucas falhas na comunicação, pequenos cortes no áudio, que não comprometeram a comunicação efetiva.”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA