MENU

BUSCA

PMs que atuaram no sequestro de 17 horas são condecorados; veja quem são

Em cerimônia nesta sexta-feira (10), o governador Helder Barbalho e o titular da Segup, Ualame Machado, reconheceram o trabalho que resultou no fim da ocorrência com reféns e sequestrador em segurança

O Liberal

O governador Helder Barbalho condecorou com a Láurea do Mérito Operacional, 15 policiais militares que atuaram diretamente nas negociações do sequestro de uma mãe e os três filhos, em Belém. A honraria foi entregue na tarde desta sexta-feira (10), no Palácio dos Despachos, em Belém. Ao todo, mais de 60 agentes de segurança pública participaram da operação em algum momento.

Foram 17 horas de terror para Ana Júlia de Sousa, de 26 anos, e os três filhos dela. Belém parou para acompanhar o desfecho do crime. Helder Barbalho comentou que a forte presença do policiamento nas ruas e agilidade no atendimento da ocorrência foram fundamentais para a conclusão positiva da ocorrência. O governador também destacou a importância do trabalho da imprensa "...em orientar e manter a sociedade informada e, também, a partir da imprensa, a transparência como foram executados todos os procedimentos". 

VEJA MAIS 

Refém na Augusto Montenegro: negociação chega ao fim após mais de 17 horas
As vítimas eram da mesma família, entre elas três crianças. O trânsito ficou interditado e causou congestionamentos na BR-316 e Almirante Barroso durante a negociação

Refém na Augusto Montenegro: negociação foi a mais longa até hoje no Pará, diz PM
A informação foi confirmada pelo coronel Dilson Júnior, comandante da Polícia Militar do Pará, durante uma entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (9)

Refém na Augusto Montenegro: saiba como começou o sequestro mais longo da capital paraense
Saiba que horas começou, como o homem invadiu o veículo, quem ainda está no carro e como as negociações seguem

“Compreendo que é fundamental que o Estado paraense possa prestigiar os agentes de segurança envolvidos nesta operação. Essa atuação, certamente, é uma demonstração do talento e da qualidade do sistema de segurança do Estado. Primeiro pela ostensivamente presença que não permitiu que o delito tivesse êxito. Tivemos a oportunidade de demonstrar para o Brasil todo o protocolo e procedimento ocorrido e o país pôde assistir esta operação realizada em favor da vida e das vítimas”, declarou o governador.

VEJA OS NOMES DOS POLICIAIS CONDECORADOS:

  • Major Leonardo Euller Melo da Cunha
  • Major Felipe Corrêa Aires
  • Major Diego Pinto Freitas
  • Major Carlos Alexsandro Gomes da Fonseca 
  • Major Thiago Barbosa Teixeira
  • 1° Tenente Adrian Amador Soares
  • 2° Sargento Nelson Pimentel Teixeira
  • 3° Sargento Benedito Jandison Moraes Almeida
  • 3° Sargento Kilson Leonez Pinheiro
  • Cabo Wendell Rezende Penhiz
  • Cabo Guilherme Xavier Bahia
  • Cabo Nyelen Cabral de Carvalho
  • Cabo David Abner Conceição Lopes 
  • Cabo Marcos Roberto da Silva Pereira
  • Soldado João Paulo Souza do Nascimento

Presentes na solenidade, membros da Cúpula da Segurança Pública paraense ressaltaram o trabalho técnico desenvolvido pelos profissionais. “O fato só se desenrolou daquela forma tendo em vista que logo que ele [Yann Carlos Monteiro Barroso] entrou no veículo, havia uma viatura da Polícia Militar próxima ao local e houve o primeiro enfrentamento”, salientou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

VEJA MAIS 

Refém na Augusto Montenegro: relembre casos que marcaram o Brasil
Em São Paulo, em 2008, ação criminosa durou 100 horas e terminou na morte de Eloá Cristina Pimentel; em Belém, houve um caso que durou três dias

Refém na Augusto Montenegro: snipers se posicionam para agir no sequestro
Os atiradores táticos são comumente usados em situações com reféns, segundo detalhou a PM

Yann Carlos, autor do sequestro de 17h, está internado, intubado e sem previsão de alta
A informação foi dada por familiares dele.

“Nós tivemos, no local de operação, mais de 80 policiais se revezando, mas estes 15 homenageados hoje, efetivamente, tiveram uma participação decisiva, começando pela primeira guarnição que fez a intervenção após ser acionada pelo motorista do aplicativo até o restante da equipe. Foi todo um trabalho integrado que resultou no sucesso da operação”, completou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

Veja um dos momentos tensos durante a negociação:


Veja imagens da ação envolvendo reféns que durou mais de 17 horas:

Tia de Yann alegou que ele não é criminoso:


Polícia