Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Naufrágio na Ilha de Cotijuba: defesa de comandante alega mentiras de sobreviventes

De acordo com Dorivaldo Belém, “algumas pessoas podem estar mentindo, se dizendo sobreviventes” do naufrágio

O Liberal

O advogado criminalista Dorivaldo Belém, responsável pela defesa de Marcos de Souza Oliveira, o comandante da embarcação “Dona Lourdes II”, encaminhou na terça-feira (20) um documento para o delegado Luis Carlos de Menezes Barros Junior, da Delegacia de Polícia Fluvial do Pará (DPFLU), onde diz que “algumas pessoas podem estar mentindo, se dizendo sobreviventes” do naufrágio. O acidente, que aconteceu no dia 8 deste mês, contabiliza 66 sobreviventes e 22 mortos, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

De acordo com o arquivo, Marcos contou no depoimento à DPFLU que na embarcação estavam “74 passageiros e 4 tripulantes, totalizando um 78 pessoas, e mais uma criança de 1 ano de idade, que não conta como passageiro”, conforme as normas da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon)

VEJA MAIS

Naufrágio na Ilha de Cotijuba: buscas continuam pelo 11º dia e criança segue desaparecida
De acordo com a Segup, as buscas contam com apoio de mergulhadores que investigam dentro da embarcação "Dona Lourdes II"

Naufrágio na Ilha de Cotijuba: mergulhadores continuam buscas por criança desaparecida
O trabalho entrou no 12º dia consecutivo

Naufrágio na Ilha de Cotijuba: comandante da lancha segue preso
Um pedido de revogação da prisão preventiva havia sido feito pelo advogado de defesa de Marcos Oliveira, Dorivaldo Belém, na última sexta-feira (16). A informação foi repassada pelo próprio advogado

A defesa alega que o comandante do barco é “contramestre habilitado na Capitania dos Portos e tem bastante experiência nessa função” e que “sabia exatamente quantos passageiros havia na lancha”.

No entanto, por meio de nota encaminhada na segunda-feira (19), às 20h46, foram contabilizados “66 sobreviventes, que receberam assistência psicossocial e foram ouvidos no trabalho investigativo. Das 23 pessoas procuradas por familiares e incluídas na lista de desaparecidos, 22 foram encontradas sem vida”. 

Sofia Lorem, 4 anos, estava no barco no momento do acidente, acompanhada da avó, mãe e a tia. A avó, não sobreviveu, mas a mãe e a tia da criança conseguiram se salvar. Até segunda-feira (19), Sofia ainda estava desaparecida. A redação integrada de O Liberal solicitou mais detalhes sobre o paradeiro da garota para a Segup.

Naufrágio na Ilha de Cotijuba: defesa pede revogação da prisão preventiva de comandante
A informação foi confirmada pelo advogado criminalista, Dorivaldo Belém, responsável pela defesa de Marcos de Souza Oliveira

Naufrágio na Ilha de Cotijuba: defesa de comandante propõe indenização de R$10 mil por família
De acordo com o advogado Dorivaldo Belém, o valor total é de R$ 220 mil e pode mudar se mais alguma pessoa for encontrada morta do naufrágio

Naufrágio na ilha de Cotijuba: Confira o que se sabe até agora sobre o acidente
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) já contabilizou 22 mortos e 66 sobreviventes

Ainda segundo o documento, caso seja comprovado que existam pessoas mentindo ser sobreviventes do naufrágio, a situação iria se configurar como “crime contra a administração da Justiça, tipificado no art. 342 do CPB”. 

Dorivaldo ainda solicitou para as autoridades policiais para que “sejam ouvidos todos os sobreviventes” e adiantou seis perguntas que deveriam ser feitas para os tripulantes que conseguiram sair com vida: endereço comprovado, onde embarcou a lancha, qual seu destino, quanto pagou pela passagem, qual o objetivo da viagem e de que forma foi salvo. 

Polícia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA