logo jornal amazonia

Líder do Comando Vermelho no Pará morre em confronto com a polícia no RJ

Segundo o governador Helder Barbalho, o criminoso seria responsável por, também, ordenar ataques no Rio de Janeiro

O Liberal
fonte

Leonardo Araújo, conhecido como 'L 41', morreu, nesta quinta-feira (23), durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O governador Helder Barbalho se manifestou, por meio de sua conta no Twitter, dizendo que 'L 41' era a “principal liderança da maior organização criminosa que atua no Pará”, o Comando Vermelho, e, também, responsável por ordenar ataques no RJ. Leonardo estava foragido desde 2019. 

Além de 'L 41', outras 11 pessoas, que não tiveram os nomes revelados, morreram nos intensos tiroteios, segundo a Polícia Militar. Há relatos de feridos, incluindo duas moradoras idosas. Segundo as autoridades policiais, Leonardo é um dos responsáveis por uma série de ataques que terminaram com as mortes de mais de 40 agentes de segurança pública no Pará, em 2021. Ele já foi indiciado por seis crimes, incluindo latrocínio, e é investigado em outros 15.

VEJA MAIS

image ​Pará entra em alerta após morte de ‘Léo 41’, líder do Comando Vermelho, durante operação no RJ
A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (23) pelo secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado

image Operação policial no RJ resulta na morte de quatro paraenses ligados ao Comando Vermelho; vídeo
Um dos criminosos que morreu em confronto com a polícia foi Leonardo Araújo, conhecido pelo apelido de “L41”, o líder da facção no Pará

image Chefe de facção do Pará comanda tráfico no Rio de Janeiro, diz Polícia Civil
Léo 41 tem base na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, de onde comanda o tráfico nos bairros de Itaboraí e também no Bengui, em Belém

De acordo com o portal G1, os policiais procuram outros chefes do Comando Vermelho do Rio. Os criminosos foragidos estariam envolvidos na guerra que atinge comunidades da Zona Oeste da capital carioca, além do assalto a uma joalheria do shopping Village Mall, ocorrido em junho do ano passado, que terminou com a morte de um segurança. 

Cinco veículos blindados e dois helicópteros garantem apoio na operação, que conta com 80 homens da Subsecretaria de Inteligência (RJ); do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar; da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil; e de policiais do Pará.

A ofensiva contra o crime organizado no RJ vai prosseguir. Helder Barbalho disse que estão sendo cumpridos vários mandados de prisão e de busca e apreensão. Ele aproveitou para parabenizar e agradecer a Polícia Civil do Pará e do Rio, ao governador do RJ, Cláudio Castro, e ao sistema de segurança pública do Norte do país. "(...) A operação segue em andamento e também estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão. Parabenizo e agradeço a Polícia Civil do RJ, em nome do governador Claudio Castro, e o sistema de segurança do Pará, a partir da PC do Pará", disse o governador em um tweet. 

'L 41' assumiu a chefia da facção no Estado

A investigação apontou que Leonardo Araújo assumiu a chefia do Comando Vermelho após a prisão de Claudio Augusto Andrade, o Claudinho do Buraco Fundo, em setembro de 2020. Nesses últimos anos, L 41 ficou escondido dentro das comunidades do Grande Rio, coordenando um plano de expansão da organização criminosa com a compra de armas e munições, financiadas pelo tráfico de drogas, roubo, extorsões, sequestros e cobrança de valores mensais dos integrantes da organização criminosa.

Ainda conforme as informações do G1, ele vivia uma vida de luxo nos morros do RJ desde que assumiu o comando, patrocinada por suas ações criminosas e pela própria organização. Em sua gestão passou a arrecadar volumes altos de dinheiro com o tráfico e com a extorsão de comerciantes, além de jogos de azar e provedores de internet.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA