CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Custodiados do sistema penal são liberados na 3º etapa da saída temporária ainda pela Semana Santa

Benefício foi concedido de forma fracionada por questões de segurança, diz Seap

O Liberal

A terceira etapa da saída temporária de custodiados do sistema penal foi posta em prática esta semana pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Na última quarta-feira, os detentos foram liberados para usufruir do direito sob monitoramento eletrônico.

A Seap informa que a ação se deu em cumprimento às decisões judiciais da Vara de Execuções Penais (VEP) da Região Metropolitana de Belém, que determinou a saída temporária de quase 2 mil custodiados referente ao período da Semana Santa de 2023.

Por questões de segurança, a saída ocorreu de forma fracionada, tendo a primeira etapa acontecido na primeira semana de abril deste ano. A Seap ressalta que todos estão devidamente monitorados pela Central Integrada de Monitoramento Eletrônico – Cime/Seap.

VEJA MAIS

image Suposto integrante de facção criminosa morre durante ação policial em Marabá
Rafael Carvalho Rodrigues era investigado pela Polícia Civil e morreu em troca de tiros durante cumprimento de mandado de busca e apreensão

image Más escolhas de condutores causaram 77% dos acidentes em rodovias federais no 1º trimestre de 2023
Operação de fiscalização do trânsito vai desta sexta, 28, até segunda-feira, 1º de maio, em todo Brasil. No Pará, 200 policiais rodoviários federais trabalham em esquema de revezamento nos 4 dias

image Motociclista é morto a tiros na tarde desta sexta, na Mário Covas, em Ananindeua
Informações preliminares são de que a vítima foi morta por dois homens em uma moto

A saída temporária é um direito previsto na Lei de Execuções Penais (Lei n.º 7.210/1984, conhecida também como LEP), nos artigos 122 a 125, concedido a pessoas privadas de liberdade em regime semiaberto. Entre os pré-requisitos para o benefício estão: ter cumprido o mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se for réu primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente, e ainda por comportamento adequado. Nesse último caso, a avaliação é subjetiva, de responsabilidade do diretor da unidade prisional.

Quem não retorna, entra em condição de foragido e tem a recaptura determinada por lei. Com o monitoramento eletrônico, o número de presos que não retornam caiu. Em 2021, a Seap estimou redução de quase 15%. Na saída temporária de Páscoa de 2022, 2,5 mil presos receberam o benefício no Pará. Por ano, no Pará, há pelo menos cinco períodos de saída temporária: Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, Círio e Natal. Os dias de semiliberdade não chegam a uma semana.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA