Santarém: nível de alerta do rio Tapajós se aproxima de marcas históricas nesta terça (29/03)

Nível já ultrapassou a marca de 6 centímetros da marca de alerta e ainda não há tendência de diminuição, aumentando risco de enchentes

Ândria Almeida
fonte

Na manhã desta terça-feira (29), o boletim da Defesa Civil apontou que o rio Tapajós, localizado em Santarém, oeste do Pará, ultrapassou a cota de alerta em 6 centímetros. A régua da Agência Nacional das Águas (ANA), instalada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), marcou 7,16 metros.

LEIA MAIS

image Belém enfrenta dia de caos com chuva e alagamentos
A chuva traz certo alívio ao calor, mas causa sucessivos transtornos a moradores

image Nível do Rio Amazonas ultrapassa a cota de alerta em Óbidos; entenda
O município vem sendo castigado por fortes chuvas; nível do rio está 8cm acima da cota de alerta

image Pará: Previsão do tempo aponta para chuvas intensas até o dia 4 de abril
Defesa Civil emite alerta de chuva para esta segunda (28). Até o dia 4 pode ocorre acumulado de 50mm de chuva em áreas pontuais

Ontem (28), o nível marcado no dia era de 7,10 m, a cota de alerta. Esse nível está abaixo em 8 centímetros da cheia de 2021 e 18 centímetros da grande cheia de 2009 neste mesmo período. Historicamente, em 2009, a maior cheia chegou a 7,92 m. As fortes chuvas na região, que seguem previstas até a próxima segunda, 4 de abril, aumentam a preocupação da Defesa Civil.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ