Salinas: Motociclistas são flagrados em área protegida da Praia do Atalaia
Condutores sem CNH faziam manobras perigosas em trecho isolado da Ponta da Sofia, onde o tráfego de veículos é proibido

Na terça-feira (15), quatro jovens foram flagrados pilotando motocicletas de forma irregular na região da Ponta da Sofia, na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste do Pará. O local, que possui restrição de acesso por decisão judicial, teve a presença dos condutores registrada por agentes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e da Polícia Militar.
Segundo os órgãos de fiscalização, os motociclistas ultrapassaram a barreira física de contenção instalada para proteger a área e realizavam manobras perigosas, como empinar os veículos. Nenhum deles possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Área é protegida por decisão judicial
A Ponta da Sofia está localizada na altura do 3º atalho de acesso à Praia do Atalaia. A região é considerada sensível por ser um dos principais pontos de desova de tartarugas marinhas em Salinas. O isolamento do local segue recomendações do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
VEJA MAIS
A medida tem como objetivo proteger os ninhos dos animais, que podem ser destruídos pela passagem de veículos, colocando em risco a reprodução das espécies.
Circulação em área de preservação é crime ambiental
De acordo com a legislação ambiental, é crime trafegar com veículos automotores em áreas de preservação, especialmente aquelas que abrigam espécies ameaçadas de extinção. As infrações podem gerar sanções civis, administrativas e penais.
“O cuidado com a reprodução das tartarugas é um compromisso coletivo. A presença de veículos em áreas de desova representa um risco gravíssimo. Nosso trabalho é garantir que a natureza tenha a tranquilidade necessária para seguir seu ciclo”, destacou Ellivelton Carvalho, diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio.
Fiscalização será intensificada durante o verão
Durante toda a Operação Verão 2025, equipes do Ideflor-Bio, Detran e Polícia Militar atuarão com pontos de monitoramento fixos e móveis na área da Ponta da Sofia. O trabalho visa garantir o cumprimento das normas ambientais e orientar banhistas sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros.
*Ayla Ferreira, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Ana Laura Carvalho, coordenadora do Núcleo de Atualidades
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA