Salinas: Motociclistas são flagrados em área protegida da Praia do Atalaia

Condutores sem CNH faziam manobras perigosas em trecho isolado da Ponta da Sofia, onde o tráfego de veículos é proibido

O Liberal
fonte

Na terça-feira (15), quatro jovens foram flagrados pilotando motocicletas de forma irregular na região da Ponta da Sofia, na Praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste do Pará. O local, que possui restrição de acesso por decisão judicial, teve a presença dos condutores registrada por agentes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e da Polícia Militar.

Segundo os órgãos de fiscalização, os motociclistas ultrapassaram a barreira física de contenção instalada para proteger a área e realizavam manobras perigosas, como empinar os veículos. Nenhum deles possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Área é protegida por decisão judicial

A Ponta da Sofia está localizada na altura do 3º atalho de acesso à Praia do Atalaia. A região é considerada sensível por ser um dos principais pontos de desova de tartarugas marinhas em Salinas. O isolamento do local segue recomendações do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

VEJA MAIS

image Mais um veículo atola na praia do Atalaia, em Salinópolis, neste fim de semana
Uma outra ocorrência da mesma natureza já havia sido registrada no sábado

image Banhistas aproveitam o Lago da Coca-Cola em Salinas com direito a tirolesa e escorrega
Confira como foi o movimento no local no segundo final de semana de julho

A medida tem como objetivo proteger os ninhos dos animais, que podem ser destruídos pela passagem de veículos, colocando em risco a reprodução das espécies.

Circulação em área de preservação é crime ambiental

De acordo com a legislação ambiental, é crime trafegar com veículos automotores em áreas de preservação, especialmente aquelas que abrigam espécies ameaçadas de extinção. As infrações podem gerar sanções civis, administrativas e penais.

“O cuidado com a reprodução das tartarugas é um compromisso coletivo. A presença de veículos em áreas de desova representa um risco gravíssimo. Nosso trabalho é garantir que a natureza tenha a tranquilidade necessária para seguir seu ciclo”, destacou Ellivelton Carvalho, diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio.

Fiscalização será intensificada durante o verão

Durante toda a Operação Verão 2025, equipes do Ideflor-Bio, Detran e Polícia Militar atuarão com pontos de monitoramento fixos e móveis na área da Ponta da Sofia. O trabalho visa garantir o cumprimento das normas ambientais e orientar banhistas sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros.

*Ayla Ferreira, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Ana Laura Carvalho, coordenadora do Núcleo de Atualidades

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ