Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Projeto da UFPA arrecada livros para crianças em situação de vulnerabilidade

O objetivo é tornar a realidade de leitura cada vez mais próxima do público; outros materiais também estão sendo coletados

Camila Azevedo

A Biblioteca Benedicto Monteiro, localizada no Campus Ananindeua da Universidade Federal do Pará (UFPA), está promovendo uma arrecadação de livros de literatura infantojuvenil que estejam em bom estado. A campanha integra uma série de ações voltadas para o Projeto Ciência na Ilha, que tem como objetivo alterar a realidade de muitas crianças sem acesso ao material de leitura, seja por sua localização geográfica, seja pela vulnerabilidade socioeconômica. A programação deste ano será desenvolvida na Ilha de Cotijuba e busca mudar a concepção de livro como objeto inacessível.

Outros materiais também estão sendo arrecadados: caderno, lápis, borracha, materiais de colorir. Tudo é destinado às crianças que fazem parte do projeto. O tema da ação é “A ciência e a biblioteca no Natal da ilha” e vai contar com uma série de atividades para o público infantil, como: A hora do conto, com narração e dramatização de histórias de livros infantis; a Arvoreteca, incentivando o contato direto da criança com os livros por meio do tocar, do folhear e do olhar; e O presente de Natal, que será o momento de entrega dos livros e materiais escolares arrecadados para as crianças.

VEJA MAIS

UFPA recebe campanha para captação de novos doadores de sangue e medula óssea
A campanha realizada pelo Hemopa será nos dias 29 e 30 de agosto; veja como doar

Menina de 5 anos entra para o Guinness como a mais jovem do mundo a publicar um livro
A pequena de cinco anos escreveu e ilustrou a obra em apenas cinco dias

Escritor de Cametá lança seu primeiro romance
Genisson Paes fala sobre amor LGBTQIA+ e Amazônia

A diretora da Biblioteca, Cleide Dantas, afirma que a atuação da instituição deve romper as barreiras acadêmicas e alcançar a todos. “Entendemos que o campo de atuação da biblioteca universitária não se restringe a um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão intramuros, mas à possibilidade de incluir e dar suporte a toda comunidade no entorno desenvolvendo ações de pesquisa e extensão. Temos a expectativa de atender aproximadamente a 300 crianças com esse projeto, impactando positivamente na relação dessas crianças com o livro e a leitura”, diz.

As doações serão aceitas até o dia 11 de novembro de 2022, nas seguintes localidades: Biblioteca Benedicto Monteiro - Canan/UFPA; Biblioteca Central - BC/UFPA; Biblioteca Armando Corrêa Pinto - ICSA/UFPA; Biblioteca do Instituto de Letras e Comunicação - ILC/UFPA e Biblioteca do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento - NTPC/UFPA.

Serviço

Projeto de extensão Ciência na Ilha
Data: 1° e 2 de dezembro
Local: Ilha de Cotijuba, Belém
Arrecadação de livros no período de 12 de agosto a 11 de novembro

Palavras-chave

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ