Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Professor da UFPA encontrado morto era referência em nanotecnologia e química sustentável

Pará perde um grande nome da pesquisa na Amazônia

A morte do professor Nielson Fernando da Paixão Ribeiro, encontrado sem vida junto de sua esposa Chen Mei Yin na tarde desta quinta-feira (27), após quatro dias desaparecido, deixou a comunidade acadêmica em luto e representa a perda de um dos grandes pesquisadores em engenharia e química para o desenvolvimento sustentável na região. 

Leia também

Após quatro dias desaparecidos, professor e esposa são achados mortos em Goianésia do Pará

- "Estamos desesperados", diz irmã do professor que desapareceu junto com a esposa há quatro dias

Veículo do casal desaparecido foi visto em peixaria em Tucuruí

Após mais de 72 horas, professor da UFPA e esposa seguem desaparecidos
Professor da UFPA e esposa desaparecem em viagem de Altamira para Belém

Carro onde professor e esposa que desapareceram estavam é encontrado em Goianésia do Pará

Professor-adjunto da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal do Pará (UFPA), o professor e pós-doutor Nielson era desde 2015 coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química do Centro Tecnológico - Departamento de Engenharia Química da UFPA.

Entre as disciplinas que ministrava estavam pelo menos duas ligadas ao campo de pesquisa em nanomateriais e nanotecnologia (ligados ao campo de conhecimento e manipulação de materiais em escala muito pequena) e em Engenharia Química. 

Com grande experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, as principais linhas de atuação em pesquisa do professor Nielson Ribeiro focavam estudos em nanocatálises (reações em pequena escala), caracterização de materiais, tecnologias do hidrogênio e a chamada química verde - nova área destacada da Química focada em esforços para que elementos químicos não causem degradação da natureza.

Nielson Ribeiro começou sua carreira ao se formar em Engenharia Química pela UFPA em 2001. Depois, obteve o mestrado em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos mais renomados centros de pesquisa brasileiros, em 2004. Em 2008 obteve o doutorado em Engenharia Química pelo mesmo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. 

Além disso, Nielson tinha dois pós-doutorados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo um deles em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química (Reatores Químicos). 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ