Oriximiná decreta situação de emergência: 3.464 pessoas foram atingidas por inundações
Com a medida, o município fica autorizado a agir para dar respostas imediatas às comunidades atingidas
A Prefeitura de Oriximiná decretou 'situação de emergência' em decorrência das fortes chuvas que tem caído no município. A estimativa da Defesa Civil Municipal é de que 3.464 pessoas estejam em situação vulnerável - de desabrigo ou perigo - por conta das inundações. O decreto, que foi publicado nesta terça-feira (8), tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 100.
VEJA MAIS
Com isso, a Prefeitura fica desobrigada de promover licitação para aquisição de bens que servirão para amenizar os impactos causados pelos desastres naturais, assim como para prestação de serviços e de obras relacionadas à reabilitação dos cenários, desde que sejam concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da ocorrência do desastre.
Com o decreto em vigência, o município fica autorizado a agir para dar respostas imediatas às comunidades atingidas, seja na reconstrução de imóveis, drenagem e recuperação de vias ou na prestação de socorro, desapropriação de áreas ou pronta evacuação de propriedades particulares localizadas em áreas de risco de desastre.
Desabrigados
A Defesa Civil do município informou que, do total de pessoas afetadas pelas enchentes, 866 estão em situação de vulnerabilidade. Dez famílias que residem próximo de crateras abertas pela força da água da chuva já foram retiradas e remanejadas para outros locais. Algumas dessas famílias alugaram casas usando o dinheiro do programa de Aluguel Social e outras foram para casa de parentes.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA