CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Período da covid-19 pode levar a aumento das ocorrências com reféns em Belém, diz a PM

Comandante da corporação no Pará diz que mais policiamento nas ruas leva a esses registros

Dilson Pimentel
fonte

Com o aumento da presença do policiamento nas ruas, durante as restrições motivadas pelo avanço da pandemida da covid-19, tende a aumentar também o número de ocorrências com reféns. É o que afirmou, na manhã desta segunda-feira (6), o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

LEIA MAIS:
Pandemia impacta números da segurança e Belém tem aumento de roubos a lojas
Novos delitos crescem por causa da pandemia do coronavírus, diz Segup

O comandante esteve na coletiva de imprensa que reuniu os representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social  (Segup), incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas (CPC). O titular da Segup, Ualame Machado presidiu a coletiva, que apresentou os novos índices da criminalidade relacionados ao mês de março. Também foram apresentadas as ações de combate à Covid-19 no Pará.

Apenas entre o dia 18 de março e hoje, pelo menos quatro casos já foram registrados apenas na Grande Belém. Dois criminosos armados fizeram funcionários de uma loja de departamentos reféns nas primeiras horas da manhã da segunda-feira, 23, no bairro da Marambaia. Um homem também foi feito refém na tarde da quarta-feira, 25, na avenida Zacarias de Assunção, no bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua. No dia 31, um taxista passou duas horas nas mãos de  três sequestradores no bairro do Souza, em Belém. Já na última quinta (2), após uma hora, um motorista de aplicativo foi feito refém no conjunto Promorar, em Belém

'Chegada rápida'


Segundo o comandante geral da Polícia Militar, aquilo que as pessoas chamam popularmente de assalto com refém é, na verdade, um assalto frustrado pela "chegada rápida" da Polícia Militar. “Hoje, temos quase três vezes mais viaturas do que em dezembro de 2018. São 330 viaturas e 150 motos na região metropolitana de Belém. A tendência é que cada vez mais estejamos evitando esses assaltos. E, quando isso ocorre, o meliante toma alguém como refém, para negociar a sua rendição”, afirmou o coronel Dilson Júnior.

 “Temos tido êxito em todas as ocorrências nesse período de isolamento nessa negociação (com os assaltantes)”, disse o comandante da corporação. Dilson Júnior disse ainda que, com a presença mais ostensiva da PM e com mais estabelecimentos comerciais fechados, a tendência é diminuir esse tempo de resposta entre o momento da ocorrência e a chegada dos policiais miltares até o local.

"Temos o 190, que é número padrão, e agora o disque denúncia via WhatsApp. Isso também é importante”, afirmou. Esses instrumentos vão melhorar as denúncias, o que possibilitará que a polícia prende os autores desses crimes, afirmou o comandante da PM.

Os números são o 190 e o serviço de inteligência artificial pelo WhasApp Iara, no número (91) 98115-9181.

No número (91) 98115-9181, disponível aos cidadãos paraenses desde o último dia 27 de março, as mensagens enviadas são recebidas e um diálogo se desenvolve a partir de informações solicitadas pela atendente virtual, com o objetivo de obter o máximo de informações pelo sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, personificado por uma atendente virtual denominada Iara.

Produtividade da PMPA - março de 2020*


Abordagens e fiscalização
94.977 abordagens a pessoas;
- 12.460 abordagens a carros;
- 33.459 abordagens a motos;
- 461 abordagens a ônibus;
- 191 abordagens a embarcações;
- 509 abordagens a vans:
- 4.136 fiscalização em casas de shows;
- 6.751 bicicletas averiguadas

Apreensões / capturas / recuperação / resgate
86 armas industriais;
- 48 armas caseiras;
- 72 armas brancas;
- 94 menores apreendidos;
- 1.169 adultos presos;
- 38 veículos recuperados (exceto motos);
- 157 motos recuperadas;
- 185 Kg de drogas apreendidas;
- 5 animais resgatados;
- 125 foragidos recapturados

*Balanço feito pelo Departamento Geral de Operações da PM, divulgado em coletiva à imprensa nesta segunda, 6 de abril de 2020

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ