CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Parauapebas: conheça a cidade que se tornou potencial turístico na região sudeste do Pará

Localizada na região Sudeste do Pará, Parauapebas surgiu a partir da descoberta de grandes jazidas de minério de ferro em Serra dos Carajás no final da década de 60

Hilda Barros
fonte

Localizada na região Sudeste do Pará, Parauapebas surgiu a partir da descoberta de grandes jazidas de minério de ferro em Serra dos Carajás no final da década de 1960, só vindo a ser exploradas no início dos anos 1980, momento em que a região atraiu olhares de pessoas de diferentes partes do Brasil que em busca da riqueza com a exploração do ouro em Serra Pelada viram na oportunidade a melhoria de vida.

VEJA MAIS

image Parauapebas: veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer
A dica de lazer para o final de semana paraense é Parauapebas; saiba os detalhes de como ir

image Parauapebas realiza o maior concurso da história com mais de 40 mil inscritos
Processo seletivo tem 347 vagas ofertadas

image Em Parauapebas, Charles e Diana plantaram uma castanheira
A muda virou árvore e se transformou em ponto turístico no local, com uma placa identificando a espécie e o contexto em que foi plantada

A emancipação de Parauapebas, se deu a partir do surgimento da Vila chamada de Rio Verde, dando lugar tempos depois a um bairro da cidade, com seu povoamento e crescimento, a denominada atualmente como Capital do Minério conquistou sua independência.

O município conta hoje com aproximadamente 213 mil habitantes, conforme estimativas do Censo 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com um fluxo migratório impulsionado pela extração de recursos minerais, essa população tem crescido e tornou a cidade em um cenário de grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Parauapebas não para, com a instalação de grandes empresas, devido à exploração do minério de responsabilidade da Vale, a geração de emprego e renda proporcionou a miscigenação, com forte presença de pessoas vindas principalmente dos estados do Maranhão, Minas Gerais e Goiás, atraídos pela grande oferta de trabalho, além da oportunidade de mercado, como é o caso de grandes empresas, e construíram histórias.

image Nome faz referência ao rio Parauapebas que corta o município (Divulgação/ Ascom/ PMP)

Distante 719 km de Belém, a Capital do Minério é a cidade que mais cresce no país. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita do município em Parauapebas é de R$ 114.753,57, um dos maiores do Pará. A cidade tem um potencial econômico grandioso e a cada dia cresce em diversidade, e foi pensando em seus mais diversos segmentos, um deles com enfoque no turismo, que a cidade vem se transformado como atrativos que tem levado turistas de diversas partes do mundo a visitar a cidade.

Paisagens exuberantes atraem olhares 

As paisagens exuberantes e as rotas turísticas têm atraído cada vez mais olhares para a cidade que antes era vista apenas como exploração de minério. Por esse motivo, Parauapebas vem passando por uma transformação em sua estrutura, grandes obras têm deixado o município mais atraente aos munícipes e aos turistas que visitam o lugar. O objetivo é garantir o incentivo ao desenvolvimento sustentável local.

Cidade de povo hospedeiro, quem chega à Capital do Minério se surpreende com a receptividade calorosa da população, com seu potencial econômico e sustentável, o município tem atraído turistas nacionais e internacionais. A população que formou a cidade é composta de imigrantes de várias regiões do país, o que garante ao município uma pluralidade cultural, que pode ser apreciada por todos que chegam a Parauapebas.

Rica em biodiversidade, o município está situado em meio a floresta amazônica sendo composto de seis unidades de conservação e uma reserva indígena, e conta com inúmeras espécies da flora e fauna. A cidade possui importantes atrativos turísticos, como trilhas em meio à exuberante floresta preservada, cachoeiras de águas cristalinas, lagoas, observação de aves e cavernas ferríferas com vestígios arqueológicos.

image Cidade surgiu e cresceu a partir de uma vila chamada Rio Verde (Divulgação/ Ascom/PMP)

O investimento na área do turismo tem levado o nome de Parauapebas a grandes eventos com o foco no desenvolvimento econômico, cultural e turístico, e a cada dia a cidade se prepara para novos investimentos, com projetos como, a construção de três parques temáticos, um deles será implantado dentro da floresta de Carajás, onde será construída a maior tirolesa da América Latina, o segundo parque fica localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da prefeitura, que contará com telégrafo, além da criação do “Parque Jeca Tatu”, o espaço irá receber este nome inspirado no maior festival junino que acontece no município.

Outro importante investimento será o Complexo Turístico de Parauapebas. Uma obra que contará com um espaço de 150 mil metros quadrados de área urbanizada localizado no centro da cidade.

Origem do nome 'Parauapebas'

A cidade recebeu este nome tendo como referência o Rio Parauapebas, que corta o município, “Parauapebas” é um termo de origem tupi que significa “afluente raso do rio grande”, através da junção de Pará (rio grande), ‘y (rio) e peb (achatado), ou “papagaio baixo”, através da junção de parauá (papagaio) e peb (achatado). 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ