Papa Francisco eleva a Diocese de Santarém à categoria de Arquidiocese

Dom Irineu Roman é nomeado como arcebispo. Pará é primeiro estado no Norte com duas arquidioceses

Manoel Cardoso - de Santarém, especial para O LIberal

Nesta quarta-feira, 6, o Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém elevando a Diocese à categoria de Arquidiocese. O Vaticano nomeou hoje como primeiro arcebispo, Dom Irineu Roman, CSJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. Assim o Pará se torna o primeiro estado da Região Norte com duas arquidioceses. A partir de agora, Belém também passa ter oito dioceses e duas prelazias, enquanto Santarém passa a cuidar de duas dioceses e uma prelaziaVeja o anúncio de Dom Irineu:

LEIA MAIS E ENTENDA:
- Pará é primeiro estado do norte a ter dois arcebispos
Belém passa ter 8 dioceses e 2 prelazias, Santarém terá 2 dioceses e 1 prelazia

Esta manhã também foi anunciado que a nova Província Eclesisática da Arquidiocese de Santarém terá como sufragâneas (dependentes) a Diocese de Óbidos, a nova Diocese do Xingu-Altamira, com sede em Altamira, que até então era apenas uma prelazia e será elevada diocese em 1º de fevereiro, mantendo como Bispo Dom João Muniz Alves. 

Também fará parte da nova circunscrição a Prelazia de Itaituba, que tem como bispo Dom Frei Wilmar Santin. Hoje também foi criada a nova Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, com sede em Tucumã e a ser instalada no dia 9 de fevereiro de 2020. Seu primeiro bispo prelado, Frei Jesús María López Mauleón, será ordenado bispo no dia 29 de dezembro, em Fortaleza (CE).

Santarém estava vacante desde 2018, quando dom Flávio Giovenale tomou posse como bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, estado do Acre. Veja mensagem de áudio de Dom Irineu sobre o anúncio do Papa Francisco:

 

Posse


Dom Irineu tomará posse como Arcebispo de Santarém no dia 2 de fevereiro de 2020 na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h. A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D'aniello, de bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outros regionais. "É meu lema episcopal: 'vim para servir'. Será uma experiência nova, e vou em paz e com muita alegria", avaliou Dom Irineu.

Até o dia da posse, padre Odirley Maia continua como administrador diocesano.

Sínodo da Amazônia definiu mudanças


O anúncio de Dom Irineu Roman como Arcebispo de Santarém faz parte de uma série de mudanças anunciadas esta manhã pelo  Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Arquidiocese de Belém chamou a imprensa para entrevista coletiva esta manhã (6), no auditório de reuniões da Cúria Metropolitana, em Nazaré. As novidades têm relação com a realização do Sínodo da Amazônia, ocorrido em outubro, em Roma.

Dom Taveira, porém, foi enfático ao afirmar que ainda não é possível anunciar todas decisões tomadas pelo Sínodo para a Igreja Católica na Amazônia. "Temos que aguardar o Papa, que ainda se pronunciará numa exortação apostólica sobre isso. É temerário adiantar qualquer coisa sobre essas mudanças antes da palavra do Papa", disse esta quarta o Arcebispo de Belém. Veja seu comentário:

O Arcebispo tornou público, porém, o comunicado de sua Santidade, Papa Francisco, referentes à mudança que envolve a Arquidiocese de Belém e a nova Arquidiocese de Santarém. O anúncio foi considerado de grande relevância e interesse para o Estado do Pará. tanto que seu teor foi tratado com "sigilo pontifício" pela Igreja Católica - "só podendo ser publicado em data e hora em conjunto com a Santa Sé", detalhou a Arquidiocese de Belém. 

LEIA MAIS:
Pará é primeiro estado do norte a ter dois arcebispos
Belém passa ter 8 dioceses e 2 prelazias, Santarém terá 2 dioceses e 1 prelazia

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!