CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paciente internado, que teve coronavírus descartado, tem 35 anos e esteve nos Estados Unidos

Suspeito de ser portador de Covid-19 deu entrada 12 dias após retornar de viagem no exterior

Redação Integrada
fonte

Sobre o paciente internado em um hospital particular em Belém, apontado como “suspeito de ser portador de Covid-19”, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) publicou nota reforçando que não há nenhum caso confirmado de suspeito de coronavírus em território paraense.

"O paciente mencionado não se enquadra nos critérios de casos suspeitos definidos pelo Ministerio da Saúde, e, portanto não foi incluido no devido boletim epidemiológico como tal", diz a nota.

A Sespa também informou que foi comunicada, às 14h25 desta quinta-feira (27), por profissionais da Vigilância em Saúde do município de Belém, sobre um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de um homem de 35 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos da América no dia 5 de fevereiro, passando pelas cidades de Miami e Nova York, com retorno a Belém no dia 15 de fevereiro.

No dia 21 de fevereiro, o homem apresentou sintomas de síndrome gripal e procurou atendimento médico 12 dias após o retorno da viagem, na manhã do dia 27 de fevereiro, com febre e desconforto respiratório, sendo classificado e internado no hospital como caso de SRAG. À tarde o quadro do paciente se agravou e ele foi transferido ao isolamento do hospital.

LEIA TAMBÉM

- Acaba estoque de máscaras em Belém por medo de coronavírus
- Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus e número deve aumentar, diz Ministério da Saúde
- Em 24 horas, sete países registraram primeiro caso do novo coronavírus

Investigação e coleta de amostras

Conforme estabelecido em protocolo, a Vigilância Epidemiológica Municipal realizou a investigação do caso e coletou amostras biológicas do paciente e as encaminhou ao Laboratório Central (Lacen), com suspeita inicial de SRAG.

Cautelarmente, se não for identificado o vírus causador desta síndrome respiratória dentre aqueles esperados para casos como este, a Sespa poderá determinar que a amostra seja usada posteriormente para a eventual identificação de Covid-19.

Até o momento, no entanto, o paciente não está enquadrado como um caso suspeito de coronavírus.

A Sespa conclui o comunicado informando que o paciente está sendo avaliando por um médico infectologista que atua em cooperação com as autoridades sanitárias do Estado e município.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ