CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mulheres são maioria na liderança de Hospitais públicos de Santarém

O Hospital Municipal da cidade tem no quadro de profissionais 90% de gestoras

Andria Almeida
fonte

A oportunidade das mulheres ocuparem cargos de liderança no Brasil tem aumentado com o passar dos anos, mas ainda é um número considerado baixo em comparação a presença masculina na gestão de empresas. De acordo com levantamento feito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2019, apenas 39,4% de mulheres estão em cargos de liderança no país. Para que esse cenário mude é essencial que as empresas adotem mudanças estruturais e culturais que envolvam toda a organização. Em Santarém, no oeste do Pará, já é possível ver o protagonismo feminino na área da saúde pública. O Hospital Municipal da cidade, que é gerido pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), tem no quadro de profissionais 90% gestoras.

VEJA MAIS

image Dia da Mulher: deputadas da Alepa condenam postura de Arthur do Val e defendem cassação do mandato
Áudio do deputado federal do Podemos fazendo comentários machistas e sexistas sobre refugiadas na Ucrânia foi alvo de críticas no Brasil e internacionalmente

image Bolsonaro assina decreto para distribuição gratuita de absorventes
Também serão distribuídos outros itens de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade

Atualmente o Hospital Municipal de Santarém Dr Alberto Tolentino Sotelo (HMS) tem na equipe 28 lideres, desses, 21 são mulheres. Cristiani Schwartz, de 45 anos, nascida e criada em Ipatinga, interior de Minas Gerais, é diretora geral do hospital público e da UPA, onde lidera uma equipe de 723 colaboradores, sendo 90% mulheres. Em entrevista à Redação Integrada de O Liberal, três gestoras falam sobre a ascensão do protagonismo feminino.

Formada em enfermagem, Christiani já trabalhou em um dos maiores hospitais na capital de Minas Gerais. Ela se destacou como enfermeira e assumiu o cargo de coordenadora, até que foi convidada para trabalhar no ISMS, onde passou pelos cargos de coordenadora, gerente, diretora assistencial e em meados de 2021 foi convidada para vir para Santarém ocupar o atual cargo de diretora geral.

image Belém aponta que mais de 700 mulheres sofreram importunação sexual em ônibus
Casos foram listados a partir de relatos colhidos apenas na atual gestão. Município lança campanha "Não é Não"

image Dia Internacional da Mulher: confira 5 escritoras paraenses que você precisa conhecer
As escritoras são inspiração e, através da literatura, compartilham relatos pessoas e vivências na amazônia

“Eu considero uma grande vitória e um grande privilégio trabalhar em duas unidades de saúde tendo mulheres a frente, pois estamos falando de uma conquista adquirida há poucas décadas. Meu time é quase todo feminino e super competente. Eu tive que lutar para ser respeitada durante minha trajetória, pois ser mulher e negra em cargo de gestão não tem como não passar por algumas situações ruins”, enfatizou.

Para a diretora executiva do ISMS, empresa que administra o HMS e UPA no município e outros Hospitais no Pará e em outros estados, Doutora Gabriela Durães, colocar a mulher atuando diretamente nas tomadas decisões de todas as camadas estratégicas de um Hospital é fundamental, pois, afirma ela, se toda empresa reconhecesse e respeitasse as diferenças seja de gênero, idade, etnia ou mesmo de habilidades, não haveria tanta desigualdade. “E quando se trata da área da saúde poder ter mulheres a frente é ter certeza que a humanização será melhor trabalhada, por ser uma grande característica feminina. As empresas estão a serviço da vida quando se colocam como parte das relações que estabelecem com a sociedade. Integrar e conviver com as diversidades é fundamental para obter bons resultados”, pontuou.

image Imagem de Nossa Senhora de Fátima percorre complexo do Ver-o-Peso no Dia da Mulher; vídeo
Ação na área integrou programação que também chamou a atenção a políticas públicas e ações de segurança para mulheres

A coordenadora de enfermagem, Joycineia Nobre, afirma que a empresa que administra o Hospital atua com a valorização feminina. “É um orgulho para mim trabalhar com mulheres tão competentes e empenhadas. O objetivo em comum é proporcionar o melhor em atendimento à saúde da população”, finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ