Forma Pará: mais de 12 mil candidatos disputam 1.950 vagas neste domingo (18)
Prova do Processo Seletivo Especial acontece em 39 municípios paraenses

O Programa Forma Pará, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), aplica amanhã (18) a prova que vai selecionar os calouros de 1.950 vagas nos cursos de nível superior da instituição em 39 municípios. Este é um Processo Seletivo Especial do programa que existe desde 2019 e tem o objetivo de interiorizar a oferta de ensino superior no Pará.
VEJA MAIS
Segundo a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), organizadora da seleção, 12.711 candidatos estão inscritos para a prova deste domingo. O curso mais concorrido é de Biomedicina, ofertado no município de Cametá, no nordeste do Estado. Com 1.870 inscritos, a proporção é de 37 candidatos disputando uma vaga. Já Fisioterapia, em Breves, no Marajó, tem 1.579 candidatos disputando 50 vagas e já é o segundo mais concorrido, com 32 inscritos por vaga.
As demais turmas têm 50 vagas cada, distribuídas da seguinte forma: Biomedicina em Ananindeua e Soure; Engenharia Ambiental em Aveiro, Igarapé-Miri e Nova Esperança do Piriá; Engenharia de Alimentos em Itaituba e São Caetano de Odivelas; Engenharia de Produção em Afuá e Medicilândia; Engenharia de Software em Concórdia do Pará, Curionópolis, Paragominas e Primavera; Engenharia Florestal em Curuá e Senador José Porfírio.
Há vagas ainda para Fisioterapia em São Geraldo do Araguaia; Gastronomia em Santarém; Ciências Biológicas em Vigia de Nazaré; Ciências Naturais em Brasil Novo; Educação Física em Capitão Poço, São Francisco do Pará e Terra Santa; Geografia em Jacareacanga e Santa Luzia do Pará; História em Altamira e Brejo Grande do Araguaia; Letras (Inglês) em Castanhal e Santa Bárbara do Pará; Letras (Português) em Chaves, Monte Alegre, Nova Timboteua e Santarém Novo; Matemática em Anajás; Pedagogia em Maracanã; Saúde Coletiva em Capanema e São João da Ponta; e Terapia Ocupacional em Marabá.
A prova conterá 35 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia Física, Química e Biologia, além de uma redação, precisa ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. A aplicação ocorre entre 9h e 13h, com abertura de portões às 8h e fechamento às 9h (horário local). O uso de máscara individual, como medida de proteção contra a covid-19, será obrigatório durante toda a permanência do candidato nas dependências da unidade de aplicação das provas. Ao candidato será exigida também a apresentação de documento oficial com foto, para garantir a realização da prova. O resultado deste PSE está previsto para o próximo dia 4 de novembro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA