O que é Forma Pará? Entenda o programa que oferta vagas em cursos superiores
O Forma Pará existe desde 2019, mas foi instituído por lei em 2021; já ofertou mais de 5000 vagas, em mais de 70 municípios do estado

Instituído por lei em 2021, o “Forma Pará” é um Programa de Educação e Formação Superior, desenvolvido pelo governo do estado do Pará. Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com o auxílio da Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), o programa funciona desde 2019, e já ofertou mais de 5000 vagas para o Ensino Superior, em quatro chamadas.
VEJA MAIS:
Visando fomentar a expansão do Ensino Superior no estado do Pará, como instrumento de superação das desigualdades inter-regionais, o programa tem os seguintes objetivos:
- Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos superiores, considerando potencialidades locais, demandas sociais e vocações produtivas sub-regionais, visando a formação de profissionais para diferentes setores da economia;
- Promover a inclusão social e melhoria de renda, além da geração da oportunidade de trabalho e emprego;
- Desenvolver e fomentar projetos de educação superior no Pará;
- Realizar e estimular o desenvolvimento científico e tecnológico, a pesquisa aplicada e o empreendedorismo.
O Forma Pará está presente em todo o território paraense e é voltado para alunos que tenham o Ensino Médio completo. Para participar, o candidato passa por um processo seletivo, que já ofertou mais de 5000 vagas, em quatro anos, com a abertura de 114 turmas, em 70 municípios/distritos.
Prorrogadas as inscrições para o Forma Pará
As inscrições para o novo Processo Seletivo Especial do Forma Pará foram prorrogadas até o dia 24 de agosto, com mais de 3700 vagas para cursos de Ensino Superior em todo o Pará. As ofertas estão divididas em 4 universidades do Pará, sendo elas a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), dívidas em 74 municípios.
Apenas para a UEPA as inscrições foram adiadas até o dia 30 de agosto. As provas serão realizadas nos dias 11 (para candidatos de UFRA, Ufopa e Unifesspa) e 18 de setembro, para os candidatos da UEPA. Entre os cursos disponíveis estão: Biomedicina, diversas Engenharias, Medicina Veterinária, Pedagogia, Arquitetura, entre outros.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA