Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Hemopa ganha reconhecimento nos serviços prestados na área de terapia celular

A titulação é uma forma de assegurar os padrões de auditoria internacional requisitados para realização dos procedimentos

Gabriel Pires

Em reconhecimento aos serviços prestados na área de terapia celular, — como é o caso de transplante de medula óssea — neste mês de julho, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu a acreditação nacional e internacional do Centro de Processamento Celular (CPC), concedida pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e pela American Association of Blood Banks (AABB). A titulação é uma forma de assegurar os padrões de auditoria internacional requisitados para realização dos procedimentos celulares.

Os centros realizam a seleção de doadores, coleta, transporte, avaliação, processamento e acondicionamento, além da armazenagem e disponibilização de células humanas para uso terapêutico em transplante. No Pará, o CPC do Hemopa está em atividade desde 2010, sendo o único centro público de processamento celular ativo na região Norte. Em 2011, as unidades coletadas começaram a ser liberadas para o sistema de busca ativa de doadores potencialmente compatíveis.

VEJA MAIS 

Neurorradiologistas paraenses representam o Norte em um dos maiores eventos científicos mundiais
Nomes do Pará atuam no tratamento menos invasivo de doenças do cérebro

Jovem de 21 anos tem AVC durante treino em casa
Rapaz gritou de dores e foi levado ao hospital, onde descobriram que ele tinha uma condição neurológica rara

Medula óssea: entenda a importância de se tornar um doador
Fevereiro é o mês de combate a leucemia e de incentivo a doação de medula óssea

A fundação ainda figura em um cenário de destaque nacional, uma vez que está entre os oito Centros de Processamento de Células Progenitoras Hematopoéticas de Medula Óssea e Sangue Periférico que possuem a acreditação no Brasil. 

Para Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, a acreditação é um título importante para a fundação, pois assegura a atuação do atendimento à população. “Isso nos diferencia no Brasil e no exterior em excelência, segurança e qualidade na gestão”, destacou Paulo.

A acreditação reconhece que a atuação do órgão cumpre os padrões de auditoria internacional em terapia celular, conforme destaca a técnica responsável pelo CPC, a hematologista Ana Luísa Meireles. “Contamos com uma equipe constituída por profissionais de alta qualidade técnica, equipamentos de ponta e reconhecida habilidade em coleta, processamento, congelamento e liberação de unidades de células tronco. Estamos aptos a encaminhar nossas unidades para qualquer país, atendendo aos mais exigentes requisitos internacionais de qualidade”, disse Ana Luísa.

Centro de Processamento Celular tem histórico de atuação

Ao longo de cerca de 10 anos de atuação, dentre os serviços realizados pelo Hemopa estão: coletas de sangue de cordão umbilical e placentário para fins de Transplante de Medula Óssea, aparentado e não aparentado. E ainda a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará também funciona com um ponto de coleta em coleta sangue de cordão umbilical.

Neste período, foram realizadas 1.452 coletas, sendo 194 nos últimos três anos. Destas, 43 coletas foram aparentadas - de famílias que doaram o sangue de cordão umbilical para atender à necessidade de um filho diagnosticado com doença tratável por meio de transplante de medula óssea.

Em quais casos o transplante de medula óssea é necessário?

O transplante de medula óssea é indicado para doenças relacionadas à produção de células do sangue e algumas deficiências no sistema imunológico. Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias, linfomas, doenças originadas do sistema imune e anemias graves (adquiridas ou congênitas).

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ