Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Feira do Artesanato garante renda aos artesãos de Ananindeua

Em pouco mais de um ano de funcionamento, a Feira do Artesanato já mudou a vida de mais de 200 artesãos de Ananindeua

Daleth Oliveira

Em pouco mais de um ano de funcionamento, a Feira do Artesanato já mudou a vida de mais de 200 artesãos de Ananindeua. A feira é promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e objetiva fomentar a economia local e valorização dos profissionais da área. 

A feira está sendo organizada em parceria com o Shopping Metrópole, onde é realizada no 3º piso. E também foi idealizada para beneficiar os artesãos que possuem MEI (Microempreendedor Individual), mas também é uma oportunidade para os que ainda estão se organizando como microempreendedor, pois são oferecidos a eles cursos voltados para administração de negócios, e somente neste ano, já foram realizados mais de 10 cursos. 

“A feira foi idealizada para garantir renda aos artesãos que estavam com dificuldades financeiras por conta da pandemia, e ao organizá-la, descobrimos inúmeros talentos, produtos criativos e de boa qualidade. Assim, os beneficiamos e fomentamos a economia do município”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ivelane Catarini. 

A princípio, o que seriam apenas seis dias de funcionamento, no período do dia das mães em 2021, para garantir mais opções de presente, foi estendido até outubro por conta do sucesso e hoje ficou permanente no shopping. O evento garantiu uma arrecadação de 450 mil reais, possibilitando a realização do 1º Desfile de Moda e Artesanato, produzido pela categoria no dia 22 de outubro do ano passado. 

Feira valoriza o talento investido nas artes manuais (Divulgação/ Leandro Santana)

VEJA MAIS

Conheça a 'Fantástica Fábrica de Chocolate' de Ananindeua
Local é aberto para visitação de segunda a sábado

Ananindeua é opção de lazer no verão para quem não vai sair da Grande Belém
É possível encontrar uma das opções com fácil acesso no bairro Icuí-guajará

Ananindeua: veja como ir, quanto custa, onde ficar e o que fazer
A dica de lazer para o final de semana paraense é Ananindeua; saiba os detalhes de como ir

Duas estreias movimentam o circuito de cinema da Grande Belém; confira a programação
'Pluft, O Fantasminha' é a estreia nacional

Com o sucesso nas vendas, abriu-se a oportunidade para beneficiar todos os artesãos do município, fazendo um sistema de rodízio, sendo uma semana para cada artesão, os quais são escolhidos por sorteio. Hoje, a feira conta com 19 stands. Um dos artesãos é Raimunda Almeida de Castro, de 54 anos e que trabalha desde os 12 anos com a produção de peças em crochê. “Trabalho há muito tempo com o artesanato, mas foi somente com a Feira que tive uma visibilidade maior, aumentando minhas vendas. Minha agenda já está fechada até o fim do mês, não tenho como aceitar mais encomendas. Agradeço de coração essa oportunidade”, comentou a artesã. Dona Raimunda também destacou que seus produtos já foram importados para Brasília, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Fortaleza, Oriximiná, Igarapé-Mirim, entre outras cidades do país e exportados para a Inglaterra.    

Feira conta com diversos estandes com produtos variados (Divulgação/ Leandro Santana)

“Uma turista de Londres comprou um tapete, mas não usou como tapete ela colocou na parede. Minha peça na parede de uma casa na Inglaterra? Fiquei muito feliz e orgulhosa, tenho só gratidão a Deus e a Sedec. Já fiz vários cursos por meio da secretaria também. A feira trouxe só benefícios para mim e minha família”. 

Para os demais artesãos que não foram selecionados, podem se inscrever. As inscrições já estão abertas e estão sendo realizadas na Sedec, localizada na Trav. WE 16, 212, Cidade Nova II ou pelo link https://forms.gle/Aknyh39cW1EbhJzX8

Serviço:

A Feira do Artesanato está localizada no 3° piso do Shopping Metrópole, e funciona das 10h às 22h. 

 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ