Enem 2022: candidatos intensificam estudos a menos de cinco meses das provas
No mês de julho, marcado pelas férias escolares e a curtição do verão, estudantes se prepararam para a chegada do certame

Há menos de cinco meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, a rotina de estudos se intensifica na casa do estudante Roni Pinheiro, 21 anos. Assim como ele, vários candidatos aproveitam o mês de julho - marcado pelas férias escolares e a curtição do verão - para se preparar um pouco, com foco onde sentem mais dificuldade, e chegar confiante para o dia do certame. O Pará é o sexto estado em número de inscritos com quase 200 mil candidatos.
VEJA MAIS
Esta será a quinta tentativa de Roni, morador do bairro da Terra Firme, em Belém, para conquistar a tão sonhada vaga no curso de medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para alcançar esse objetivo, o jovem estaleceu uma estratégia de estudos. As atividades ocorrem durante toda semana, entretanto, são divididas em: cinco horas, pela manhã, voltada para as temáticas do segundo dia de provas; e três horas, à tarde, com foco nas abordagens do primeiro dia.
Aos finais de semana, o candidato reserva para resolver questões de simulado, porém a estratégia não para por aí. “Quando estou estudando em casa, costumo assistir vídeo aulas no Youtube e ler meus livros. O que me atrapalha um pouco quando estou estudando no meu quarto são os barulhos externos. Além daqui, faço um curso preparatório para matemática”, disse Roni.
Para atingir o sonho de ser médico, o jovem conta com o apoio dos seus familiares. Ele é o primeiro membro de sua família a chegar ao ensino superior, pois até o começo deste ano cursava a faculdade de ciências contábeis na UFPA, que precisou largar para voltar suas atenções ao vestibular para medicina. “Meu pai é marceneiro e minha mãe é dona de casa, eles fazem um grande esforço para me apoiar. Quando contei que queria deixar o curso antigo para tentar novamente medicina, eles me apoiaram”, contou
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA