Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Doença de Chagas no Pará: cinco pessoas da mesma família são contaminadas após consumo de açaí

Os casos foram confirmados pela Sespa nesta terça-feira (28) e a possível origem do produto contaminado está sendo rastreada

Victor Furtado

Cinco pessoas de uma mesma família, em Monte Alegre, no oeste do Pará, tiveram diagnóstico positivo para doença de Chagas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) nesta terça-feira (28). Possivelmente, os pacientes, com idades entre 12 e 69 anos, adoeceram após o consumo de açaí. Com isso, os órgãos de saúde do estado e do município iniciaram a busca pela possível origem do produto contaminado. E ainda, começaram um trabalho de conscientização sobre boas práticas na manipulação do fruto.

Somente uma pessoa da família precisou de internação, mas está em condição estável e liberada para tratamento domiciliar como os demais membros da família. Todos estão em acompanhamento.

VEJA MAIS 

Núcleo de Pesquisa Clínica é inaugurado no Evandro Chagas, em Belém
Instalações poderão realizar estudos de grande impacto sobre doenças, vacinas e medicamentos

VÍDEO: Instituto Evandro Chagas cria grupo de trabalho para investigar 'Urina Preta'
11 pesquisadores analisam dados e criam metodologia para avançar nas pesquisas relacionadas a doença para auxiliar a Sespa

Urina preta: Óbidos registra três casos suspeitos e emite alerta
Recomendação é suspender, temporariamente, o consumo dos peixes pirapitinga, tambaqui e pacu

Enquanto isso, além das campanhas de orientação sobre boas práticas aos batedores e vendedores, a Prefeitura de Monte Alegre começou a pedir cautela aos consumidores. A recomendação é que todos procurem o alimento em estabelecimentos limpos, confiáveis e que mostrem compromisso com higiene e segurança sanitária.

“A vigilância sanitária está fazendo um levantamento de todos os batedores do município para que seja feita uma reciclagem para que sejam realizados cursos de manejo de açaí. Já tiveram vários cursos no município, mas é preciso ficar se atualizando diante dessa problemática”, ressaltou a Coordenadora da vigilância em saúde de Monte Alegre, Nely Pimentel.

Como é transmitida a doença de chagas?

Além do açaí, outras possíveis formas de contaminação são caldo de cana e bacaba que tenham presença de fezes do barbeiro, inseto que é vetor da Doença de Chagas (causada diretamente pelo protozoário Trypanossoma cruzi).

Quais os sintomas da doença de chagas?

Os principais sintomas da doença de chagas são febre, dor aguda, indisposição, inchaço, problemas digestivos e até cardíacos (que são a fase mais perigosa da doença).

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ