Dia de Mestre Vieira é marcado por passeio de bicicletas e muita música

Igor Wilson
fonte

Quando vivo, era comum ver Mestre Vieira andando de bicicleta pelas ruas de Barcarena. Era como um ritual para o barcarenense que é considerado o ‘pai da guitarrada’. Tomava um café preto acompanhado de um pão com manteiga, pegava sua bicicleta modelo Barra Forte, a famosa “bicicleta de velho”, como alguns brincam hoje, e partia em direção a feira da cidade, onde comprava alguns itens para o almoço. A relação entre o mestre e sua bicicleta ficou tão marcada na memória coletiva dos moradores de Barcarena que um passeio ciclístico passou a ser realizado em sua homenagem durante o dia de seu aniversário, 29 de outubro, que desde 2019 passou a ser considerado também o Dia Municipal da Guitarrada. 

“Mestre Vieira sempre amou andar de bicicleta e todas as manhãs ele pegava sua bicicleta e saia para fazer compras na feira, no supermercado e ir outros lugares, que ele andava em Barcarena. Inclusive, às vezes nós queríamos levar ele de carro, mas ele não aceitava queria sempre andar de bicicleta, porque ia parando e falando com as pessoas. Isso era uma rotina diária de Mestre Vieira”, diz o filho tecladista, Wilson Vieira.

LEIA MAIS

image Mestre Vieira e Atlético Barcarenense: uma história que une gerações
O Mestre queria um time com tudo que tinha direito: estádio, escudo e uniforme

 

image Guitarrada e memória: Barcarena celebra 88 anos do legado deixado por Mestre Vieira
Além do passeio ciclístico, haverá o lançamento de um livro sobre a vida e obra de Mestre Vieira e atrações musicais, em Barcarena

image Casa do Mestre Vieira foi o destino final dos ciclistas que participaram do passeio. Noite com shows foi a cereja no bolo. (Divulgação)

Como este ano o dia 29 de outubro foi a vespéra do segundo turno das eleições, o evento em homenagem ao Mestre Vieira precisou ser adiado para quinta-feira (3), mas acabou por ganhar algumas atrações que compensaram a espera. Além do passeio ciclístico que foi realizado no final da tarde, a noite ficou marcada por uma celebração na frente da casa em que viveu Mestre Vieira (rua Santo Antônio), com apresentações musicais de vários grupos e músicos de Barcarena, além de convidados. Foram nomes como Os Dinâmicos, Waldo Possa, Di Maravilha, Dinho Santos, Essência Marques, WV10, Filhos do Mestre, Jéssica Costa, Nazareno Muniz, Trilha, Saulo Caraveo e DJ Manoel Pressão, que fizeram uma multidão cantar e dançar em homenagem ao ilustre barcarenense.  

“A gente sabe que essa união de gêneros musicais sempre esteve junto com Mestre Vieira, que sempre amou todos os ritmos e sempre em seus discos e CDs gravou bregas, forró, baião, tudo convertido em Guitarrada. E pra gente é uma alegria imensa realizar todos os anos essa festa, junto com vários outros artistas de seguimentos diversos. Isso mostra o respeito e o carinho que todos tinham com Mestre Vieira, e isso só fortalece muito nossa cultura e nossa Guitarrada, legado deixado por nosso eterno Mestre Vieira”, diz o filho baterista e produtor musical, Waldecir Vieira . 

image Público viu espetáculos de artistas do município, uma programação inédita no Dia Municipal da Guitarrada (Divulgação)

LIVRO SOBRE A VIDA E OBRA DO MÚSICO - LANÇAMENTO 

image Songbook do Mestre Vieira, livro sobre a vida e obra do músico barcarenense, foi lançado durante a programação de ontem. (Divulgação)

A noite contou também com concurso de dança (lambada) e sessão de autógrafos do lançamento do Songbook Mestre Vieira, um livro sobre a vida e a obra do músico barcarenense, que traz também 30 partituras de músicas de sua obra. A obra conta com textos da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros; do historiador Luiz Antônio Guimarães, que aborda as origens portuguesas de Mestre Vieira e de André Macleuri, músico de Belém que fez as transcrições das partituras. 

“Estamos felizes em poder lançar o livro em Barcarena, cidade que ele tanto amava, a convite de sua família e do Fã Clube do Mestre. Esse é um projeto de pesquisa, salvaguarda e difusão da obra de Mestre Vieira. São informações e registros de fotografias, vídeos e outros materiais coletados sobre a vida e obra do Mestre Vieira, durante os 10 anos em que acompanhei sua trajetória. Ainda tenho um documentário que gravei em 2011 e 2019, e agora busco apoio para finalizá-lo”, diz Luciana Medeiros.  

Consta nas informações de discografia no Songbook Mestre Vieira, que o músico lançou 13 LPs, entre 1979 e 1991, gravou quatro CDs, sendo os dois primeiros “A Volta”(1998) e “Lambadão do Vieira”  (2022); e os dois últimos já assumindo o gênero da Guitarrada, o “Guitarrada Magnética” (2009) e “Guitarreiro do Mundo) (2015). Vieira participou de dois álbuns dos Mestres da Guitarrada, projeto que reposicionou Vieira na história da música brasileira e, em 2016, Vieira também produziu e gravou o Cd “Os Dinâmicos e Mestre Vieira”, lançado em 2016.  

image Filhos do Mestre, banda composta pelos herdeiros de Mestre Vieira, tocou ontem logo após o passeio ciclístico. (Otávio Henriques/Divulgação)

Além dos álbuns, o músico também gravou o DVD Mestre Vieira – 50 Anos de Guitarrada (Lei Semear), com duas noites de apresentações no Theatro da Paz, em julho de 2012. E o grupo Vieira e Seu Conjunto também inspirou uma série de animação intitulada Os Dinâmicos (Prodav-2014/Ancine), em que os músicos são heróis que ganham super poderes com os acordes da guitarra de Mestre Vieira.  

Os dois projetos foram realizados por meio de editais e leis de incentivo, com coordenação da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, idealizadora também do Inventário Mestre Vieira, projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, em 2018, e que resultou num site (www.mestrevieira.com.br) e no songbook. 

PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO DO PARÁ – VIVA MESTRE VIEIRA 

Joaquim de Lima Vieira teria completado, no último dia 29 de outubro, 88 anos. Nascido em Barcarena, em 1934, o músico foi um grande guitarrista responsável por criar a guitarrada, gênero musical reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará (Lei nº 7.499/2011). Em 2019, após o falecimento de Mestre Vieira, a data de 29 de outubro é decretada no município como Dia Municipal da Guitarrada.

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ