Guitarrada e memória: Barcarena celebra 88 anos do legado deixado por Mestre Vieira

Além do passeio ciclístico, haverá o lançamento de um livro sobre a vida e obra de Mestre Vieira e atrações musicais, em Barcarena

Emanuele Corrêa

Mestre Vieira completaria 88 anos este ano. Para dar continuidade ao legado deixado pelo criador do gênero musical batizado de Guitarrada, que também foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do estado do Pará, familiares e amigos de Joaquim de Lima Vieira, seu nome de batismo, celebram nesta sexta-feira (3/11) o aniversário de seu nascimento com uma festa na casa onde morou até os últimos dias em Barcarena. A celebração se repete todos os anos no mês de novembro, desde 2018, quando Vieira se foi. Este ano, à programação tradicional somou-se um novo evento: o lançamento de um livro sobre a vida e obra de Mestre Vieira.

VEJA MAIS

Mestre Vieira e Atlético Barcarenense: uma história que une gerações
O Mestre queria um time com tudo que tinha direito: estádio, escudo e uniforme

Mestre Vieira, criador da guitarrada, ganha songbook
O projeto de inventário da obra do falecido músico ganhou também uma atualização do site.

Música e esporte: o legado de Mestre Vieira refletido no futebol; vídeo
Jogador barcarenense, neto do rei da guitarrada, foi destaque na Segundinha do Parazão

A programação começa às 9h com o já tradicional passeio ciclístico que tem como ponto de concentração a casa onde Mestre Vieira vivia. Essa foi a maneira que os organizadores do evento encontraram de relembrar um dos costumes que o músico tinha e que era sua marca registrada: pedalar. Vieira costumava fazer absolutamente tudo de bicicleta e era visto frequentemente pela cidade sobre a sua "magrela". Às 19h, terão início as apresentações musicais, com atrações convidadas.

Waldeci Ferreira Vieira, 44 anos, filho de Mestre Vieira e também músico, diz que desde o falecimento do pai, em 2018, mantiveram a tradição de celebrar seu aniversário para preservar a sua memória. "A data do aniversário dele - 29 de outubro - foi escolhida para marcar o Dia Municipal da Guitarrada, instituído por meio de decreto. E a gente costuma fazer uma grande festa para comemorar, juntando artistas de vários segmentos musicais para poder homenageá-lo. Esse ano, devido às eleições, decidimos transferir a programação para o dia 3 de novembro", informou.

Diz o ditado popular que 'quem sai aos seus não degenera', e a família de Mestre Vieira não fugiu a esse dito. Os passos do pai foram seguidos por Waldeci, que desde os sete anos convive com a música, assim como os irmãos, que decidiram criar um grupo onde ele é o baterista. "Temos uma banda 'Filhos do Mestre', toda composta por filhos de Mestre Vieira. O legado deixado para o nosso Estado e o ritmo único que ele criou refletem toda a simplicidade e humildade que ele colocava em tudo qo ue fazia", destacou.

E é Waldeci quem faz o convite aos moradores de Barcarena e admiradores da arte de Mestre Vieira para que prestigiem a festa. "Sempre temos uma grande participação dos fãs, que vêm todos os anos para a festa que organizamos em frente de casa. Lá eles visitam o museu feito para guardar a memória do nosso pai, onde estão as guitarras, roupas e outros objetos que ele usava, e ainda curtem e dançam bastante ao som das músicas que marcaram a carreira dele e também das bandas que vêm prestar homenagens", apontou.

A jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros também estará presente no evento fazendo o lançamento do "Songbook" de Mestre Vieira, que faz parte do projeto 'Inventário Mestre Vieira', selecionado pelo Rumos Itaú Cultural em 2018. "Lancei esse projeto em Belém, no mês de junho, e ainda não tinha conseguido fazer um lançamento em Barcarena, terra onde ele nasceu e se tornou conhecido. A oportunidade só surgiu agora, com o convite da família Vieira para uma sessão de autógrafos durante a programação desta festa. O livro vai estar à venda, mas também vamos fazer entregas à bibliotecas comunitárias e instituições que atuem com educação", informou a escritora.

Luciana revela que acompanhou a trajetória do músico por 10 anos, de 2008 a 2018, e que esses registros são encontrados no livro. "Enquanto coletava registros da vida dele, de shows, bastidores e encontros informais, eu também reuni informações de conversas que tivemos  Depois fui pesquisando sua trajetória discográfica e artística, inclusive sua passagem pelo Ceará, junto com Vieira e seu Conjunto, onde eles fizeram um grande sucesso. Parte de tudo isso está no livro que traz textos sobre a vida artística, a biografia, a discografia completa e mais 30 partituras", finaliza.

Serviço

Evento: Homenagem à Mestre Vieira

Data: quinta, 3 de novembro.

Local: Barcarena, na Casa Memorial Mestre Vieira, localizada na rua Santo Antônio.

Horário: 18h

Programação: A partir das 9h, passeio ciclístico, com saída do local. A partir das 19h, shows, concursos de dança e lançamento do songbook Mestre Vieira.

Mais informações www.mestrevieira.com.br (site) / @mestrevieira_guitarrada (Instagram) / @inventariomestrevieira (Facebook)

Contatos para aquisição do livro/Songbook Mestre Vieira - (91) 98134.7719 ou lume.com@gmail.com

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA