Conheça o filhote grelhado ao molho pesto de castanha-do-pará do chef Cristiano Silva

O prato é servido com um delicioso risoto de limão siciliano

Ândria Almeida

Peixe Filhote grelhado com risoto de limão siciliano e pesto de castanha-do-pará com manjericão é destaque no nosso Cozinha Tapajônica desta edição. O prato é de autoria do chef de cozinha Cristiano Silva, 33 anos, natural de Belém, que vem conquistando o paladar dos santarenos com pratos da cozinha contemporânea. O chef atua no restaurante Brasas Gastronomia, localizado na área central de Santarém, onde realizou o preparo da receita.

O paraense Cristiano percorreu uma longa trajetória até se tornar um  profissional da gastronomia. Ele conta com orgulho que sempre teve paixão pela culinária e iniciou lavando louça na cozinha de um restaurante conceituado na capital  do Estado no ano de 2008.

“Lá eu fui me dedicando dia após dia para aprender, tive a oportunidade de me aperfeiçoar e me tornei um chef de cozinha”, contou.

Após muita dedicação e amor pelas panelas, o chef foi convidado para liderar a equipe do restaurante Brasas Gastronomia, onde atua há 3 anos. Ele é considerado pela equipe um exemplo de inspiração e força de vontade. 

“Sempre costumo falar que no ramo da gastronomia, temos que ter amor pelo que fazemos e atenção aos detalhes, porque você se dedica e coloca amor nos pratos. É mais que um trabalho, é uma realização de vida de poder transmitir emoções positivas por meio dos sabores”, enfatizou.

Além do tempero, Cristiano também é conhecido por ser detalhista e entregar pratos com toque de carinho e requinte. O chef conta que toda base da paixão pelas panelas, principalmente a criatividade no preparo do menu, vem de acompanhar a mãe e o pai nas aventuras na cozinha da casa onde morou na infância e adolescência.

image Cabocla Cheirosa: Delícia santarena pelas mãos do chef Mário Call
Ele nasceu em Belém, mas se considera santareno de coração, e carrega como característica profissional a regionalidade quando está no comando de uma cozinha

image Chef de Santarém apresenta pratos com técnicas gastronômicas de origem francesa e espanhola
Patrick conta que o encanto pela compreensão culinária vem da inspiração dos pratos feitos pelas mulheres da família, que são descendentes de portugueses

image Aprenda a fazer a receita do 'Pirarucu AlToque Amazônico' da chef de cozinha Liane Sá
A chef apresenta um dos petiscos regionais mais pedidos pelos turistas

image Bacon de peixe: conheça uma das delícias da ‘Cozinha Tapajônica’
O prato de lançamento foi preparado pelo chef Ricardo Branches que trouxe uma técnica exclusiva de preparo do peixe

Apesar de jovem, o chef já atua há 14 anos na gastronomia, onde ele vem ganhando cada vez mais destaque e conquistando o paladar na modalidade da cozinha contemporânea com apresentação de um menu com grande variedade de sabores, texturas e aromas, trabalhados com ousadia e criatividade.

Filhote grelhado 

A escolha do prato marca muito o tipo de peixe que é mais servido nos restaurantes de Belém. O peixe filhote é super saboroso e também é bastante procurado em Santarém, só ficando atrás do pirarucu e tambaqui.

image O peixe deve ser temperado somente na hora do preparo da receita para não ser cozido pelo limão (Andria Almeida)

Para a receita o chef utiliza uma posta de filhote que deve ser temperado na hora do preparo com limão, sal, alho, coentro e azeite. 

Na sequência, o peixe é grelhado com azeite e manteiga no fogo baixo até ele dourar dos dois lados. 

Risoto 

No preparo do risoto, o chef indica o arroz arbóreo, que é próprio para risotos. Ele é refogado com cebola, alho e vinho branco, e pode ser cozido com água ou caldo de legumes.Após o cozimento, o arroz é finalizado com manteiga, parmesão, sal a gosto e raspas de limão siciliano. O ponto correto desse prato é a textura cremosa.

image A textura do risoto é cremosa (Andria Almeida)

Patê de castanha 

Para o pesto são usadas castanhas-do-pará, manjericão fresco, sal, alho e cebola picados e bastante azeite. Depois de tudo misturado, ele é finalizado com um toque de limão siciliano.

image O molho pesto de Castanhas-do-Pará deve ser feito com bastante azeite (Andria Almeida)

O prato é montado com essa mistura de ingredientes, em sua maioria paraense, que é agradável ao paladar e gera uma harmonia de sabores.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ