Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio reúne fieis de Nossa Senhora do Bom Remédio em Belém

A programação teve início às 6h30, com uma missa na Comunidade do Imaculado Coração de Maria

Laís Santana

Moradores do Conjunto Satélite, bairro do Coqueiro, em Belém, realizam, na manhã deste domingo (4), o Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio em seu formato tradicional, após ser realizado em forma de carreata durante os anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia de covid-19.

A programação teve início às 6h30, com uma missa na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, na rua A, na rodovia Mário Covas, celebrada pelo padre Richardson Santos, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio. E, em seguida, a imagem da padroeira saiu em procissão pelas ruas do conjunto. 

O vigário paroquial explica a retomada do Círio presencial gerou muita expectativa na comunidade da paróquia. "Celebrarmos esse momento é sinal de agradecermos a Deus por tudo aquilo que vivenciamos há dois anos Como filhos de Deus nós possamos crescer, sobre tudo, na confiança. Este ano é tempo de ação de graças, tempo de rendermos ao nosso bom Deus a nossa gratidão. Hoje nós veneramos Nossa Senhora porque ela traz no colo o santo remédio que é Jesus Cristo, sinal de alívio para as nossas enfermidades expirituais e físicas", afirma o padre Rilchardson Santos. 

VEJA MAIS

Incêndio no Ver-o-Peso: cartaz de Nossa Senhora de Nazaré fica intacto após fogo em box
Fato chamou atenção dos trabalhadores que ajudaram a permissionária do box número 7 durante o princípio de incêndio. "Foi proteção", disse um feirante.

Círio 2022: imagem de Nossa Senhora participa do Círio no Rio de Janeiro
Confira a agenda de peregrinação que vai de 11 a 14 de agosto na Cidade Maravilhosa

Círio 2022: imagem de Nossa Senhora de Nazaré inicia peregrinações no Rio de Janeiro
A imagem foi recebida por dom Orani e seguiu imediatamente para o início de uma longa programação até o dia 14

Os fiéis percorreram  as seguintes vias: rua A; rodovia Mário Covas; rua SN 1; travessa WE 11; rua SN 9; travessa WE 7; Cosanpa; rua SN 6; travessa WE 8; e o trajeto finaliza com a chegada na Igreja Matriz, no Conjunto Satélite, localizado na travessa WE 6, nº 455, bairro do Coqueiro. Na chegada uma missão foi celebrada residida pelo Padre Agostinho Cruz, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém.

Uma das participantes da caminhada de fé foi Socorro Olia, que há mais de 30 anos participa do Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio.  Acompanhada do marido, a devota foi agradecer por uma graça alcançada com relação à saúde. 

"A caminhada nada mais é do que a expressão física daquilo que a gente já faz diariamente através da oração do Santo Terço, da participação na comunidade. A gente está vivendo nesse momento de reavivar da fé, momento que a gente pode tirar as mascarás e ir pra rua, rezar o terço com a comunidade, participar da Santa Missa, então, é pra gente se abastecer e colocar a fé de movo aos pés de Nossa Senhora", declara. 

Homenagens

Por onde passava. imagem de Nossa Senhora do Bom Remédio era homenageada pelos fiéis que ornamentaram a frente das casas com balões nas cores branco e rosa, fogos de artifício, flores, faixas, cartazes e imagens religiosas em homenagem à santa. 

Na casa de Jurema Franco, moradora do conjunto Satélite há 49 anos e devota a santa desde a infância, a preparação para acompanhar a passagem da imagem começou no sábado (3) com a confecção de um arco de balões, montagem de uma mesa na frente do imóvel e a preparação de um cesto com flores onde a imagem da santa foi colocada.

"A passagem da imagem é tudo, é um momento único. Todos os anos, graças a Deus, eu tenho a honra da imagem da santa passar aqui na minha rua, mas no dia que ela não passar na minha rua, eu vou recebê-la em outra", afirma a devota. 

Festividade

A realização do Círio faz parte da programação da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, que teve início na última sexta-feira (2) e seguirá até o próximo dia 11 de setembro com missa sempre às 19h presidida por padres convidados, além de programações culturais. Este ano, o festejo tem como tema “Maria, Mãe do Salvador” e o lema “E o verbo se fez carne".

Por ser a primeira festividade depois das ondas de covid-19 que ocorrem nos últimos dois anos, a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio prestou uma homenagem aos paroquianos e membros do clero que morreram pelo coronavírus ou outras enfermidades inserindo o nome dos fiéis que no cartaz que identifica festividade.  

Lançado em maio, a obra apresenta uma árvore de oliveira atrás da imagem de Nossa Senhora do Bom Remédio com os nomes dos devotos escritos nas folhas da árvore. 

"Eu digo que esse cartaz foi inspirado pelo Espírito Santo para realizarmos essa homenagem e nada mais justo porque muitos nomes que estão nesse cartaz são de pessoas que trabalharam na paróquia, se dedicaram muito, todos os paroquianos que faleceram. É um cartaz diferente, a construção dele foi muito bonita', Gisele Pinheiro, membro da coordenação da festividade. 

Manto

O manto que reveste a imagem de Nossa Senhora do Bom Remédio durante a festividade foi confeccionada em tons rosa e branco, com um ramo que se estende por toda peça, acompanhado de uma única flor central, um lírio, e as flores e frutos de oliveira. O manto foi uma doação de uma família paroquial.  

 A Árvore de Jessé simboliza as muitas gerações que culminarão no nascimento da Virgem e do seu Filho, Jesus. Já as estrelas representam que Deus é todo-poderoso e preparou desde toda a eternidade uma mãe que fosse digna de seu Filho. 

Outro elemento encontrado na pela é a flor de lírio, símbolo da Virgem Maria. De acordo com São Bernardo, no século XII, a Virgem Maria é "lírio de castidade inviolada": A brancura da flor reflete a pureza daquela que é imaculada desde sua concepção, e as três pétalas simbolizam a tríplice virgindade da Mãe de Deus, antes, durante e após o parto. 

Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio (Igor Mota)
Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ