Alerta de covid-19 no Pará é procedimento padrão e não representa aumento de casos, diz Sespa

O documento com o alerta começou a circular nas redes sociais na terça-feira (19), mas o órgão de saúde do estado garante que não há motivo para pânico

Victor Furtado
fonte

Circula nas redes sociais um alerta epidemiológico para casos de gripe, covid-19 e outras síndromes respiratórias no Pará. Na tarde de terça-feira (19), o documento, que é assinado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e teve a veracidade comprovada pelo órgão, começou a chamar atenção e causar preocupação. No comunicado, consta um aviso para ações preventivas contra essas doenças, por conta dos eventos com aglomerações relacionados ao Círio de Nazaré e período de mudanças no clima.

Questionada pela Redação Integrada de O Liberal, a Sespa destacou que o documento é verdadeiro, mas não representa motivo para pânico. Trata-se de um documento padrão de orientações às autoridades de saúde pública para monitoramento de doenças respiratórias sazonais e que podem sofrer influência do clima e das aglomerações recentes. Somente na romaria principal do Círio, no dia 9 de outubro, cerca de 2,5 milhões de pessoas estiveram nas ruas. A projeção é da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

"A Sespa informa que o Pará não registra aumento de casos ou internações por covid-19 ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A Sespa esclarece que as notas de alertas são um padrão das ações de vigilância, especialmente em períodos sazonais que ocorrem aumento de chuvas e das síndromes gripais (viroses), visando manter o monitoramento em todo o Estado e sensibilizando a rede pública de saúde para a correta investigação e conduta diante destes casos", diz nota da Sespa, divulgada na manhã desta quarta-feira (19).

LEIA MAIS SOBRE COVID-19 NO PARÁ

image Especial sobre covid-19 no Marajó, de O LIBERAL, conquista Prêmio Amrigs de Jornalismo
Cobertura jornalística multiplataforma do Grupo Liberal sobre a vida da população dessa região na pandemia da covid-19 recebe o reconhecimento e se torna a quarta produção premiada em menos de 2 anos

image Municípios do oeste do Pará apresentam baixa no número de casos positivos da covid-19
O Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Labimol) apontou uma queda nos número de casos da covid-19 no município de Santarém e região oeste do Pará

image Disfagia: covid-19 envidenciou problemas relacionados ao trato digestivo em pacientes idosos
A condição afeta de 70% a 90% da população acima dos 60 anos; prevenção é a melhor opção para diminuir a flacidez muscular 

image Anvisa autoriza estudo para nova vacina contra a covid-19
Imunizante será desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais

Recomendações contra covid-19, sincicial respiratório, metapneumovírus, parainfluenza e rinovírus

No documento do alerta epidemiológico, a Sespa cita que "...entre os vírus respiratórios que mais acometem a população na atualidade estão o vírus SARS-Cov-2, causador da pandemia de covid-19 e o vírus Influenza, também chamado de vírus da gripe. Outros vírus também ocorrem na população em menor escala, como o vírus Sincicial respiratório, Metapneumovírus, Parainfluenza, Rinovírus, entre outros". 

Como medidas preventivas para casos mais graves, internações e até óbitos, a Sespa recomenda a vacinação contra covid-19 e Influenza, "...pois as vacinas são seguras e eficazes na proteção para doenças imunopreveníveis. Ambas as vacinas possuem peculiaridades em relação à periodicidade e composição, as quais estão de acordo com pesquisas realizadas e recomendações do Ministério da Saúde, para promover maior proteção para a população".

Ainda no alerta, as principais recomendações são para profissionais de saúde, mas que cabem à população em geral: uso de máscaras, higienização de mãos e distanciamento em casos suspeitos. E em relação a sintomas, procurar atendimento médico para o diagnóstico correto.

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ