CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Municípios do oeste do Pará apresentam baixa no número de casos positivos da covid-19

O Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Labimol) apontou uma queda nos número de casos da covid-19 no município de Santarém e região oeste do Pará

Ândria Almeida
fonte

O Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Labimol) apontou uma queda nos número de casos da covid-19 no município de Santarém e região oeste do Pará. Essa diminuição de casos foi vista a partir do mês de setembro e é considerado o menor percentual de testes positivos desde o início da pandemia.

O cenário apontado pelo Labimol é bem diferente do mês de julho, quando o município viveu o início de um novo surto da doença. Na ocasião, os números de casos positivos subiram de 10% para 45%.

No mês de setembro, o Labimol em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) registrou 8,9% de casos positivos da covid-19 de todas as amostras testadas. O coordenador do laboratório, professor Marcos Prado, fez uma análise do cenário.

“Esse  é um número pequeno, é o menor percentual registrado durante um mês, desde o início da pandemia. A gente acredita que essa redução deve-se especialmente a vacinação, principalmente quem tomou as duas doses do imunizante para covid”, enfatizou.

O coordenador relata que neste período do ano por ser muito quente favorece a execução de atividades ao ar livre, o que também diminui a contaminação pelo vírus. “Em períodos chuvosos as pessoas tendem a ficar em ambientes mais fechados e causando então essa aglomeração. Então hoje, o cenário epidemiológico na região oeste do Pará é um cenário tranquilo”, contou.

No entanto, o professor Marcos pondera que é necessário ficar em alerta.”Considerando principalmente o período do final do ano, que é a nossa maior preocupação, em que a redução dos anticorpos vai acontecer por conta do tempo após a vacinação. A gente sabe hoje que os anticorpos levam de quatro a seis meses para ficarem ativos e depois há uma redução, então essa memória imunológica vai diminuir. Principalmente por volta do mês de dezembro e janeiro, além da grande circulação de pessoas aqui na região em virtude das festas de final de ano”, enfatizou.

Casinha do Papai Noel 

Ainda no mês de julho, a Unidade de Saúde Descentralizada Casinha do Papai Noel foi reaberta para dar reforço aos atendimentos de síndromes gripais no município.

Após três meses de atividades, no período de julho a outubro, a Unidade encerrou as atividades na terça-feira, 4, de outubro, devido à baixa procura.

Segundo a coordenação da Casinha, no total, foram atendidos 5.918 pacientes.

A Unidade foi implantada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como uma estratégia para auxiliar na assistência aos pacientes com sintomas gripais.

Dados de atendimentos

No mês de julho: no período de 11 a 30 foram realizados 4.132 atendimentos, 3.615 consultas médicas, 2.841 notificações, 67.600 medicações liberadas e 1.854 testes rápidos contra covid-19.

Já no mês de agosto, no período de 01 a 31 foram realizados 1.102 atendimentos, 1.060 consultas médicas, 845 notificações, 18.159 medicações liberadas, 766 testes rápidos contra covid-19, com 111 positivos.

Em setembro foram realizados 616 atendimentos, 595 consultas médicas, 407 notificações, 7.188 medicações liberadas, 367 testes rápidos contra covid-19, sendo 7 positivos.

Em outubro, do dia primeiro ao dia quatro, foram 68 atendimentos, 49 consultas médicas, 22 testes rápidos contra covid-19, apenas 1 positivo.

Onde procurar atendimento para Síndromes Gripais?

- Unidade de Saúde Descentralizada 24h Nova República, localizada na Av. Tancredo Neves, próximo à Praça do bairro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e das 19h às 23h, e aos finais de semana das 8h às 23h.

- Unidade de Saúde Descentralizada 24h Santarenzinho, localizada na rua Elizander Nogueira, 610, Santarenzinho, atende apenas nos finais de semana, das 8h às 23h.
Sintomas

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ