CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Sustentabilidade e tecnologia são pilares na relação Brasil-China', diz CEO do LIDE China

José Ricardo Luz Jr destaca a importância desses dois temas para a COP-30, que será realizada em Belém em 2025. LIDE Pará e LIDE China discutem esses e outros temas em Belém, no próximo dia 11

Gustavo Freitas

No próximo dia 11, o LIDE Pará e o LIDE China realizarão um evento dedicado aos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. Esse evento será uma oportunidade para refletir sobre a evolução dessa parceria e discutir novas perspectivas para o futuro. O relacionamento entre os dois países, formalmente iniciado em 1974, é marcado por uma cooperação intensa em diversas áreas, incluindo comércio, investimentos, tecnologia, cultura e educação.

Em entrevista ao O LIBERAL, o CEO do LIDE China, José Ricardo Luz Jr, disse que "China e Brasil tem uma relação de parceria, uma visão de longo prazo, de ganha-ganha e reciprocidade. Tanto é que a China reconhece o Brasil como um parceiro global abrangente" disse.

image "China e Brasil tem uma relação de parceria, uma visão de longo prazo, de ganha-ganha e reciprocidade", ressalta o CEO do LIDE China (Instagram / Josericardo.80)

A China, atualmente, é o maior parceiro comercial do Brasil, absorvendo grande parte das exportações brasileiras, principalmente commodities como soja, minério de ferro e petróleo. Por outro lado, o Brasil importa uma vasta gama de produtos chineses, desde eletrônicos até maquinários industriais, o que demonstra a diversidade e a profundidade dessa parceria.

VEJA MAIS

image VÍDEO: LIDE Pará mobiliza empresários para ampliar laços comerciais com a China
Roberto Xerfan Junior, vice-presidente da unidade, dá detalhes do primeiro evento realizado pelo grupo aberto a convidados externos. Confira!

image LIDE: Empresário paraense discute novos negócios e investimentos em Nova York
André Martha Filho, do LIDE Pará, participará do LIDE Brazil Investment Forum 2024

O evento organizado pelo LIDE China e LIDE Pará será uma plataforma para empresários, autoridades e especialistas discutirem temas cruciais para o futuro das relações bilaterais. Serão abordados tópicos como a expansão do comércio bilateral, investimentos em infraestrutura, inovação tecnológica e sustentabilidade. "A sustentabilidade e tecnologia são pilares na relação Brasil-China, e isso tem tudo a ver com COP-30, tem tudo a ver com essa onda de ingresso de montadoras chinesas que estão trazendo veículos elétricos ao Brasil", relatou Ricardo.

Um dos pontos de destaque será a análise do impacto dos investimentos chineses no Brasil. Nos últimos anos, empresas chinesas têm investido significativamente em setores estratégicos no Brasil, como energia, infraestrutura e agronegócio. Esses investimentos não apenas geram empregos e impulsionam a economia local, mas também contribuem para o desenvolvimento tecnológico e a modernização de diversos setores.

image LIDE Pará: Belém receberá evento que comemora 50 anos de relações com a China
No evento, líderes empresariais e autoridades se reunirão para a troca de ideias e experiências entre os participantes, com o objetivo de fortalecer laços comerciais e explorar novas fronteiras de negócios.

image Lide Pará: grupo chega ao Estado e destaca desenvolvimento empresarial na região
Em entrevista ao Grupo Liberal, head global das unidades Lide revela as expectativas da organização para o Estado

"Hoje o Brasil oferece segurança alimentar e segurança energética à China, e isso tem gerado investimento direto chinês cada vez maior no Brasil na área de energia limpa. A gente tem visto muitas empresas chinesas investindo em energia solar e energia eólica e veículos elétricos, explorando cada vez mais as potências de cada Estado", completou.

A realização deste evento em parceria com o LIDE China é significativa, pois destaca o papel estratégico da região Norte do Brasil no contexto das relações bilaterais. O Pará, com sua vasta riqueza natural e potencial econômico, é uma porta de entrada importante para os investimentos e a cooperação sino-brasileira. Projetos em setores como mineração, agricultura e infraestrutura no estado do Pará têm atraído a atenção de investidores chineses, contribuindo para o desenvolvimento regional e a integração com o mercado global.

O Encontro LIDE Pará | LIDE China reforçará o compromisso de ambos os países em continuar fortalecendo seus laços econômicos, culturais e tecnológicos, promovendo um desenvolvimento mútuo e sustentável para as próximas décadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO