MENU

BUSCA

Robô androide vai discursar no Parlamento britânico pela primeira vez

Durante o evento, a máquina deve responder algumas perguntas sobre inteligência artificial

Emilly Melo

Um robô “realista” vai discursar no Parlamento britânico pela primeira vez, na próxima semana. O androide, nomeado de Ai-Da, vai responder perguntas sobre inteligência artificial e as indústrias criativas. As informações do Extra. 

O nome foi dado em homenagem à matemática do século 19 Ada Lovelace e foi desenvolvido na Universidade de Oxford por Aidan Meller, especialista em arte moderna e contemporânea. O trabalho também envolveu estudantes de doutorado da Universidade de Birmingham.

VEJA MAIS

Black Friday: Google apresenta quais os itens mais desejados para as compras de 2022
Durante o evento Black Friday Connections Store, foi divulgado o resultado de uma pesquisa encomendada pela gigante da tecnologia que aponta que o brasileiro pretende gastar mais e melhor

WhatsApp: Veja se o seu celular vai deixar de rodar o app
São mais de 40 aparelhos Android que perderão acesso a atualizações do aplicativo de mensagens

Apple lança o iOS 16: saiba como atualizar, quais as mudanças e quais aparelhos receberam a novidade
Aparelhos lançados antes do iPhone 8 não receberam a atualização; entre as mudanças, a tela de bloqueio recebe mais funcionalidades, aplicativo Fitness disponível para usuários sem Apple Watch e novos memojis

O androide discursará no Comitê Digital e de Comunicações da Câmara dos Lordes. O discurso terá como foco central a criatividade sob ataque da inteligência artificial e da tecnologia, além de apresentar os resultados de uma pesquisa que está sendo elaborada sobre o futuro das indústrias criativas, como artes, design, moda e música. 

Casa inteligente: o que é, como faz e veja dicas para deixar sua casa conectada
Confira diversos itens que pode lhe ajudar no dia-a-dia e deixar a sua casa automatizada

Ai-da tem câmeras nos olhos e usa algoritmos de computador para processar características humanas, como responder perguntas com um modelo de linguagem de inteligência artificial especialmente projetado. 

“O discurso inaugural de Ai-Da na Câmara dos Lordes nos ajudará a entender como um robô de IA vê o mundo e o que isso significa para o futuro da criatividade”, disse Meller, em entrevista ao "The Independent".

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Mundo