Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Casa inteligente: o que é, como faz e veja dicas para deixar sua casa conectada

Confira diversos itens que pode lhe ajudar no dia-a-dia e deixar a sua casa automatizada

Karoline Caldeira

A conectividade está cada vez mais presente na rotina das pessoas - e na palma da mão - por conta da popularidade dos celulares mais tecnológicos e multifuncionais. São diversos os setores que oferecem produtos que estão sempre conectados à internet, em especial, para as residências, com dispositivos que proporcionam segurança, assistentes de voz, controle de iluminação, entre outros.

A Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) divulgou que o uso de dispositivos para casas inteligentes deve crescer pelo menos 20% até 2023. Por isso, confira algumas dicas de como deixar a casa mais conectada para automatizar o seu tempo.

VEJA MAIS

Casa Inteligente: conheça quatro produtos eletrônicos úteis que vão tornar sua casa mais moderna
Produtos tecnológicos podem ajudar manter a vida quotidiana mais organizada. Veja quais são os melhores do mercado

Novo iPhone deve ser anunciado no próximo dia 7; veja principais novidades
Mudanças na tela, bateria e chip são esperadas no iPhone 14

O que é uma casa conectada?

É uma casa que possui sistemas de automação capazes de proporcionar segurança, controle de temperatura e de outras funções que compõem a residência. Nas casas inteligentes, o proprietário, mesmo distante, tem acesso a tudo o que ocorre no lugar em tempo-real. Tudo isso só é possível com a ajuda de equipamentos que já possuem a tecnologia adequada para se conectar a outros aparelhos e tornar o ambiente mais automatizado.

Como criar uma casa conectada?

Para começar, é necessário sinal de wi-fi para que os equipamentos funcionem corretamente. Em seguida, um smartphone Android ou IOS para baixar os aplicativos de configuração e conseguir controlar remotamente. Depois, conforme os objetivos e orçamento, pesquisar sobre os diversos equipamentos disponíveis no mercado que podem lhe ajudar no dia-a-dia.

Educação: entenda os benefícios do uso de tecnologias multimídias no ensino
Aulas dinâmicas e autonomia dos alunos estão entre as vantagens do ensino inovador

Celulares com 5G: confira a lista de aparelhos que irão permitir a tecnologia
Apesar da tecnologia chegar em todas as capitais brasileiras até o dia 29 de setembro, apenas aparelhos homologados pela Anatel poderão usufruir do recurso; confira quais

Quais dispositivos para usar numa casa conectada?

Atualmente, o mercado de tecnologia conta com diversos equipamentos para as casas inteligentes. Confira quatro dicas dos dispositivos mais procurados:

1 - Assistentes de voz

Aparelhos com assistente de voz (Divulgação)

O aparelho mais popular das casas conectadas é aquele que acolhe uma assistente de voz capaz de tornar a rotina mais funcional e divertida. As principais opções são:

Google Nest

Esse dispositivo é indicado para usuários do sistema Android. Ele pode controlar outros equipamentos da casa inteligente, como luzes, fechaduras e outros.

Apple HomeKit

Para quem prefere a marca Apple, esse é o produto ideal. A assistente de voz, Siri, pode ajudar com dúvidas, a definir alarmes e controlar outros dispositivos. Contudo, ainda são baixas as opções no Brasil.

Amazon Alexa

Com uma assistente virtual chamada Alexa, ela também auxilia na execução de tarefas e controla a sua casa conectada.

2 - Iluminação

Iluminação inteligente (Divulgação)

Com opções que chegam a 16 milhões de cores, as lâmpadas inteligentes estão cada vez mais populares no mercado. Com um aplicativo de celular, é possível controlar as cores e intensidade, tudo conforme o clima do momento.

3 - Fechadura digital

Fechadura digital (Reprodução)

Se você está procurando segurança, a fechaduras digital é a melhor opção. Eliminando o uso de chaves, o acesso à residência é feito por meio da digital dos proprietários e senha. Sabe quando você sai de casa e fica em dúvida se fechou ou não a porta? Com esse tipo de fechadura, você tem acesso a esse sistema a partir da tela do celular e consegue fechar e abrir de qualquer lugar, basta um toque.

4 - Aspirador de pó

Aspirador de pó robotizado (Divulgação)

Com a rotina agitada, nem sempre sobra tempo para manter a casa limpa, mas os aspiradores de pó robotizados são grandes aliados. Automaticamente, eles limpam o chão, podem passar pano e tem sensores anti-queda que ajudam a desviar de obstáculos.

Pelo celular, você também pode controlar os locais que devem ser limpos e até agendar a programação de limpeza do dia.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL