Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Rei Charles lidera cortejo com corpo de Elizabeth II na Escócia

O cortejo, testemunhado por milhares de pessoas, foi a primeira cerimônia fúnebre de que o novo monarca participou

Luciana Carvalho

Na tarde desta segunda-feira (12), o rei Charles III liderou uma procissão para levar o caixão da rainha Elizabeth até a Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, marcando o início do que ele chamou de "última grande jornada" da soberana. As informações são da Folha de S.Paulo.

O cortejo, testemunhado por milhares de pessoas, foi a primeira cerimônia fúnebre em que o novo monarca participou. O corpo da rainha Elizabeth tinha sido transportado de carro por 280 quilômetros a partir do Castelo de Balmoral até chegar à capital escocesa, enquanto Charles estava em Londres.

Os quatro filhos da rainha desfilaram na comitiva. Todos estavam de uniforme, menos Andrew, que renunciou a seus títulos militares após uma derrota judicial em um caso de escândalo sexual no início do ano.

VEJA MAIS

Em primeira fala ao Parlamento, Rei Charles III promete defender a Constituição
O Parlamento manifestou lealdade ao rei e ele prometeu respeitar os limites de seu papel constitucional

Após 6 horas de viagem e diante de multidão, corpo de Elizabeth II descansa dois dias na Escócia
Residência oficial da família real em Edimburgo é parada: caixão será levado à Catedral de Saint Giles, na tarde desta segunda (12)

Corpo de Elizabeth II segue para Edimburgo; britânicos se despedem
Cortejo passará por diversas cidades ao longo do dia

De acordo com o jornal britânico The Guardian, ao longo da Royal Mile, via da capital escocesa que liga o Palácio de Holyroodhouse à Catedral de Saint Giles por onde passou o desfile, ouvia-se gritos de "Deus salve o rei". Parte do público ainda levou escadas de armar e pegou emprestado caixas de lojas próximas para tentar enxergar melhor o cortejo.

Pessoas registram com seus celulares o cortejo do caixão com o corpo da rainha Elizabeth II  (BERNAT ARMANGUE/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Assim como em sua vinda a Edimburgo, o caixão estava coberto de flores e envolvido pelo estandarte real, de quatro quadrantes, em sua versão escocesa. Um serviço religioso foi realizado na presença da família real e convidados após a entrada do corpo na catedral. Em seguida, a catedral foi aberta ao público, que aguarda em uma fila quilométrica para entrar na catedral, segundo vídeo postado por um repórter da BBC.

O caixão segue na catedral por 24 horas, até ser transportado de avião para Londres no dia seguinte, escoltado pela princesa Anne. Ele então continua na capital inglesa até a data do funeral, na próxima segunda (19). Segundo o Guardian, o público já começou a fazer fila para ver o corpo, mesmo ainda faltando dois dias para que ele possa ser visitado.

A agenda do rei Charles em Edimburgo inclui um encontro com a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, que também esteve presente no serviço, e uma visita ao Parlamento escocês, que apresentará uma moção de pêsames ao monarca. Hoje pela manhã, o rei fez seu primeiro discurso ao Parlamento britânico em Londres. Ao final do dia, ele e outros membros da realeza voltam à catedral para velar a rainha.

O corpo da rainha Elizabeth chegou à Escócia no final da tarde de domingo (11). O caixão de carvalho seguiu no primeiro carro de uma caravana de sete veículos e, passou por cidades como Aberdeen, Dundee e Perth, além de dezenas de vilarejos. No trajeto, fez pequenas paradas, para que mais pessoas pudessem se despedir da soberana, com o silêncio absoluto entremeado pelo som do choro de alguns e dos celulares de muitos fazendo fotos.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política)

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO