Presidente do Peru pede 'trégua' em país sob protestos
Boluarte disse lamentar pelos mortos, que são pelo menos 46 diretamente relacionados com as manifestações

A presidente do Peru, Dina Boluarte, pediu, nesta terça-feira (24), "uma trégua nacional" para, segundo ela, estabelecer diálogo com as várias regiões do país, que enfrenta fortes protestos, o que tem causado uma grave crise social que foi precedida por uma crise política. As informações são da AFP.
"Convoco a minha querida pátria para uma trégua nacional para poder estabelecer mesas de diálogo, para poder fixar a agenda por cada região e desenvolver nossos povos. Não me cansarei de convocar o diálogo, a paz e a unidade", disse Boluarte em uma entrevista coletiva para a imprensa estrangeira no Palácio de Governo, em Lima.
VEJA MAIS
[[(standard.Article) Peru: entenda os protestos políticos que deixaram quase 50 mortos]]
Boluarte reiterou, várias vezes, seu "lamento pelos mortos" nos protestos, que são pelo menos 46 diretamente relacionados com as manifestações, que foram retomadas em 4 de janeiro no sul do Peru e mantêm bloqueios nas principais estradas do país.
Boluarte descartou, mais uma vez, sua renúncia.
VEJA MAIS
"Sairei quando tivermos convocado as eleições gerais [...] Não tenho a intenção de permanecer no poder", disse Boluarte de maneira taxativa, acrescentando que o Congresso, "sem sombra de dúvida", confirmará em fevereiro a antecipação das eleições, previstas para abril de 2024.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA