Pesquisador brasileiro desvenda manuscrito inédito sobre infância de Jesus
Papiro é a cópia mais antiga conhecida de um evangelho que fala sobre Jesus Cristo criança
Pesquisadores descobriram a cópia mais antiga conhecida de um evangelho sobre a infância de Jesus em um manuscrito que passou despercebido por décadas, guardado na Universidade de Hamburgo, na Alemanha.
O papiro mede 5 por 10 centímetros e conta uma famosa história do Evangelho da Infância de Tomé. O relato narra a "vivificação dos pardais", também conhecida como o "segundo milagre", de quando o Messias, com 5 anos, teria transformado pombos de barro em pássaros vivos.
VEJA MAIS
Um dos pesquisadores que reconheceu o texto é o brasileiro Gabriel Nocchi Macedo, que é professor da Universidade de Liège, na Bélgica. Natural de Porto Alegre (RS), Nocchi mudou de país há 20 anos. Na Bélgica, estudou letras clássicas e se especializou em papirologia, a ciência que estuda papiros antigos.
“O essencial do trabalho é consultar papiros em diferentes coleções e museus”, afirma. Foi dessa forma que ele e o colega, Lajos Berkes, descobriram o texto sobre a infância de Jesus. A pesquisa foi publicada na revista Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik.
Relatos como o Evangelho da Infância de Tomé discutem os milagres de Jesus criança, mas não são aceitos como parte do cânone bíblico. Agora, o novo papiro oferece uma versão ainda mais antiga desse texto, o que é um achado significativo para a pesquisa histórica e teológica.
(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA