CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Novo míssil da Rússia: veja o que é e como funciona o RS-28 Sarmat

O armamento, apelidado no ocidente de "Satã-2" , pode carregar 10 a 15 ogivas nucleares independentes com a capacidade de destruir uma área equivalente à França

Thalles Leal
fonte

O governo da Rússia anunciou hoje (20/04) o primeiro teste completo do seu novo míssil nuclear intercontinental RS-28 Sarmat, chamado por analistas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de 'Satanás-2'. Segundo o presidente russo Vladimir Putin, o novo míssil é o armamento nuclear mais poderoso da história. Entenda como funciona o Sarmat e qual a sua potência.

VEJA MAIS

image 'Satanás 2': Rússia testa míssil intercontinental e põe Ocidente em alerta
Ministério da Defesa russo anuncia que o teste foi bem-sucedido. O armamento é capaz de disparar até 15 ogivas nucleares em um único ataque, afirmou o Kremlin

image Rússia entrega à Ucrânia proposta de acordo para a paz: ‘esperamos por uma reposta’
Informação foi divulgada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov

image Com negociações paradas, Rússia inicia 2ª fase da guerra contra Ucrânia
Forças russas teriam usado mísseis de longo alcance na deflagração da batalha de Donbass, região separatista

O que é o RS-28 Sarmat

O Sarmat é um míssil balístico intercontinental para emprego nuclear desenvolvido pelo Estado russo desde 2009 e anunciado em 1° de março de 2018, junto com seis outros armamentos com capacidades nucleares. O míssil foi concebido como substituto do R-36M, apelidado no ocidente como SS-18 'Satan'.

Como funciona o novo míssil russo

Além de ser mais rápido que seu antecessor, o Sarmat é capaz de carregar de 10 a 15 ogivas nucleares de movimento independente. Isso significa que um único míssil 'Satã-2' pode bombardear nuclearmente vários alvos espalhados pelo mundo. O alcance total do armamento é de 18 mil quilômetros, o suficiente para acertar qualquer lugar do planeta.

O presidente russo Vladimir Putin declarou que o Sarmat pode superar todos os sistemas de defesa antimísseis modernos e não tem paralelos no mundo. Já o Pentágono afirmou que os testes do novo míssil não são uma ameaça para os Estados Unidos e seus aliados.

Qual a potência do míssil

Cada ogiva nuclear utilizada no RS-28 Sarmat pode ter até 3 megatons de potência, o que equivalente ao poder destrutivo de 200 unidades da bomba nuclear utilizada pelos Estados Unidos em Hiroshima no ano de 1945. Em medidas espaciais, o míssil 'Satanás-2' pode destruir uma área equivalente à França.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO