Na China, Xi Jinping chega ao terceiro mandato e consolida poder do Partido Comunista

Todas as cadeiras do Comitê Permanente do Politburo, coração político do país, foram preenchidas por oficiais leais ao líder chinês

O Liberal
fonte

Foram apresentados os sete homens que vão comandar a política na China pelos próximos cinco anos. O anúncio foi feito na manhã deste domingo(23), em Pequim. Xi Jinping, atual gestor, foi reconduzido ao terceiro mandato e presidirá o Comitê Permanente do Politburo, órgão central da hierarquia política chinesa, além de liderar o país, pelo menos, até 2028. As informações são da Folha de S. Paulo.

Além de Xi, o secretário-geral do Partido em Xangai, Li Qiang, o secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar, Zhao Leji, o chefe do Secretariado do PC Chinês, Wang Huning, o secretário-geral do Partido em Pequim, Cai Qi, o diretor do Escritório Geral do Partido, Ding Xuexiang, e o secretário-geral do Partido em Cantão, Li Xi subiram ao pódio chinês.

VEJA MAIS

image Ex-presidente da China é levado para fora de cerimônia do Partido Comunista; vídeo
Hu Jintao, que estava sentado ao lado do atual presidente, Xi Jinping, ainda tentou resistir, mas acabou saindo do local

image Caças chineses sobrevoam Taiwan antes de Nancy Pelosi chegar e sirenes de defesa tocam na China
A líder do Congresso norte-americano está de visita a Taiwan

image Chinês descobre traição após seguir GPS do telefone de esposa; nenhuma filha é biologicamente dele
Ele também descobriu que suas três filhas eram biologicamente de outras pessoas; O homem foi até as emissoras locais para pedir ajuda

A ausência de Hu Chunhua, membro da Juventude Comunista - facção anteriormente poderosa na estrutura interna do Partido, de onde saíram o ex-líder Ju Jintao e o premiê Li Keqiang -, foi a grande surpresa do momento de nomeação. Hu era um dos poucos nomes cotados para promoção não alinhado automaticamente a Xi e o principal favorito ao posto de premiê. Li Qiang, ex-secretário-geral do Partido Comunista, deve ser nomeado para ocupar o cargo no lugar de Hu. 

A cerimônia de anúncio dos novos membros começou quase sem atrasos, o que aparenta consenso interno, e a ordem de entrada no chamado "Salão Dourado" indica como a política chinesa vai se desenhar nos próximos anos.

Além do próprio Xi puxando o pelotão, Li Qiang foi o segundo a entrar, sacramentando seu posto como primeiro-ministro. Zhao Leji, o terceiro, deve dirigir o Congresso Nacional do Povo. Um dos principais ideólogos de Xi, Wang Huning ficará à frente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. Cai Qi provavelmente vai se encarregar do alinhamento ideológico, enquanto Ding Xuexiang assume o posto de vice-premiê executivo e Li Xi completa a lista, encarregado de liderar os esforços anticorrupção.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO