Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Liz Truss é a nova primeira-ministra do Reino Unido

Terceira mulher a assumir o cargo, ela teve mais de 81 mil votos válidos (57,4%)

O Liberal

Com mais de 81 mil votos válidos (57,4%), Liz Truss foi anunciada nesta segunda-feira (5) como a nova chefe do Partido Conservador britânico e, por consequência, nova primeira-ministra do Reino Unido. Ela venceu Rishi Sunak, que teve pouco mais de 60 mil (42,6%), na última fase da eleição interna do Partido Conservador. As informações são do G1 Mundo.

A nova primeira-ministra parabenizou seus concorrentes e agradeceu sua família e a Boris Johnson. "Boris, você conseguiu o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn, você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kiev a Carlisle", declarou.

Para os próximos dois anos que precedem as eleições de 2024, Liz prometeu um planejamento mais ousado e efetivo, para cortar impostos e fazer crescer a economia. “Vou responder à crise energética, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com as questões de longo prazo que temos sobre o fornecimento de energia", disse ela.

VEJA MAIS

Boris Johnson renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido; entenda os motivos
A saída dele foi anunciada durante pronunciamento na manhã desta quinta-feira

'Estou triste por abrir mão do melhor emprego do mundo', afirma Boris Johnson
Ele fez um pronunciamento após renunciar à liderança do Partido Conservador

Boris Johnson diz que invasão na Ucrânia é exemplo de ‘masculinidade tóxica’
Primeiro ministro britânico afirmou que se o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fosse mulher, não teria invadido a Ucrânia, ato que considera ‘maluco e machista’

Em uma ruptura com a tradição, a nomeação da nova primeira-ministra nesta terça-feira não será no Palácio de Buckingham, em Londres, mas no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a Rainha Elizabeth passa seus verões. A monarca de 96 anos, que já teve 14 primeiros-ministros durante seus 70 anos de reinado, teve que reduzir suas aparições públicas este ano devido a problemas de mobilidade e não viajará para Londres.

Espera-se que Johnson faça uma declaração fora de Downing Street na manhã de terça-feira antes de viajar para a Escócia para apresentar sua renúncia à rainha, esperada por volta do meio-dia (7h no horário de Brasília).

Liz se reunirá com a rainha e será oficialmente convidada a formar um governo. A nova primeira-ministra nomeará um gabinete e a nova equipe de ministros se reunirá na manhã de quarta-feira antes que o ela chegue à Câmara dos Comuns, onde será submetido a uma sabatina com o líder da oposição, Keir Starmer, do Partido Trabalhista.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO