CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jornalista dos EUA é preso pela Rússia por suspeita de espionagem

Evan Gershkovich é repórter do jornal norte-americano The Wall Street Journal

O Liberal
fonte

Em meio ao acirramento das tensões entre Moscou e Washington por conta da guerra na Ucrânia, o repórter do jornal norte-americano The Wall Street Journal Evan Gershkovich, que é cidadão dos Estados Unidos, foi preso na Rússia por suspeita de espionagem. Ele é acusado pelo pelo Kremlin de coletar informações classificadas como segredo de estado sobre uma instalação militar do país. O The Wall Street Journal nega as acusações e exige a libertação imediata do jornalista. 

Evan Gershkovich é o primeiro repórter de um meio de comunicação norte-americano a ser preso em território russo sob acusações de espionagem desde a Guerra Fria. A prisão do repórter norte-americano foi divulgada pelo serviço de segurança da Rússia, o FBS, nesta quinta-feira (30), em um comunicado. Segundo o órgão, Gershkovich foi detido na cidade de Ecaterimburgo, no centro-oeste do país, enquanto tentava obter informações governamentais secretas.

O serviço de segurança afirma que o jornalista estava "agindo sob uma missão do lado norte-americano". Ainda conforme o comunicado, foi aberto um processo criminal por suspeita de espionagem contra Gershkovich. Ministra de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova nega que a prisão tenha relação com as atividades jornalísticas do repórter. 

VEJA MAIS

image Pai de menina que fez desenho contra a guerra na Ucrânia é condenado a prisão
Após a decisão judicial, a menina de 13 anos, filha do réu, pode ter que ir a um orfanato no país

image 'Se isso acontecer, a Rússia se verá obrigada a responder', ameaça Vladimir Putin, presidente russo
Putin ameaçou revidar caso Londres forneça munições carregadas com urânio empobrecido à Ucrânia

image Bombardeiros russos sobrevoam Mar do Japão durante visita do primeiro-ministro a Ucrânia
O Japão tem estado em sintonia com as outras nações que gazem parte do G7, estabelecendo sanções a Rússia e apoiando a Ucrânia

image Putin visita Ucrânia pela 1ª vez desde início da guerra
Mídia estatal russa afirma que presidente visitou cidade de Mariupol

"O Wall Street Journal nega veementemente as alegações do FSB e busca a libertação imediata de nosso confiável e dedicado repórter, Evan Gershkovich. Somos solidários com Evan e sua família", afirmou em comunicado o jornal norte-americano. 

A agência de notícias Reuters informou que Gershkovich escreve sobre a Rússia desde 2017 e chegou a trabalhar também no jornal The Moscow Times e na agência de notícias francesa Agence-France Presse. Atualmente, ele estava mais focado na política russa e o conflito na Ucrânia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO