Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia Mundial do Chocolate é comemorado no dia 7 de julho, saiba como é feito e conheça sua história

Consumido primeiramente a mais de 3 mil anos, o chocolate foi uma invenção de povos americanos e só depois passou a ser consumido na Europa, no século XVII; conheça também os benefícios do alimento

Gabriel Mansur

Nesta quinta-feira, 07 de julho, se comemora o Dia Mundial do Chocolate. Segundo o site “Calendarr”, não se sabe ao certo o motivo da escolha da data. Entretanto, acredita-se que a data marca a chegada do chocolate à Europa, no século XV. Anteriormente, ele era conhecido apenas pelos Maias e Astecas. 

VEJA MAIS

Dieta do chocolate para emagrecer: veja como funciona
Veja o passo a passo de como fazer a dieta do chocolate que ajuda perder até 5 kg por mês. O chocolate indicado para comer durante o método de emagrecimento é o amargo

Como perder caloria do chocolate; veja receitas de detox para emagrecer
Confira algumas dicas para “limpar” o organismo depois de exagerar no açúcar

Chocolate amazônico conquista paladares pelo sabor e identidade
Fabricação de chocolates finos utiliza amêndoas produzidas no interior do Pará

O chocolate quente se tornou um símbolo de riqueza entre a aristocracia europeia e só foi se popularizar na Revolução Industrial. Algumas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como dia do chocolate, pois a fruta é a matéria-prima para a criação do alimento

Quais são os benefícios do chocolate?

O chocolate, além de gostoso, também tem benefícios para a saúde. Ao ser consumido moderadamente, ele pode ser um ótimo aliado para fornecer energia no dia-a-dia. O portal “Tua Saúde” explica que o chocolate deve ser consumido preferencialmente no café da manhã ou almoço, para que suas calorias sejam gastas durante o dia. 

Seus benefícios estão presentes principalmente nas versões amargas e meio-amargas, por conta da maior concentração de cacau. Confira uma lista com as vantagens do chocolate para o organismo:

  • Melhora a saúde do coração;
  • Estimula o sistema nervoso central;
  • Aumenta a sensação de bem estar;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Melhora a função cerebral;
  • Protege a pele do sol;
  • Diminui a fome.

Quem inventou o chocolate?

O consumo do chocolate remete a mais de 3 mil anos atrás. O consumo do fruto do cacaueiro começou em 1500 a.C, pela civilização Olmeca, na região onde hoje se compreende o México e a Guatemala. Entretanto, o hábito de tomar chocolate foi introduzido pelos Maias. Eles torravam as frutas e misturavam com outras iguarias, como a pimenta, e tomavam em cerimônias especiais. 

Foi só em 1600 d.C que os humanos passaram a acrescentar açúcar ao chocolate, quando a corte francesa teve acesso à bebida americana. Durante o século XVII, a bebida já era vendida em chocolaterias da França e Inglaterra, mas era restrita aos ricos e esse estabelecimento só era permitido para os homens. 

Durante a Revolução Industrial ele passou a se popularizar e passou a ser consumido em barras, graças às invenções de Doret e Dubuisson, que permitiriam que o fruto do cacau fosse moído em grandes quantidades. 

Como o chocolate é feito?

O chocolate, como conhecemos hoje, é uma mistura de cacau, leite e açúcar. O processo inicia com a quebra da fruta do cacau para retirada das suas sementes amargas, que são a base do chocolate. Veja como funciona o processo passo a passo:

  • Amêndoa do cacau: As sementes são retiradas do fruto e deixadas para secar durante oito dias;
  • Torrar: Após a secagem, as sementes vão para a fábrica, onde são torradas, permitindo a retirada de toda a umidade, além do desenvolvimento da cor, aroma e sabor;
  • Triturar: As sementes são resfriadas e depois levadas ao triturador, onde são descascadas. 
  • Moer: nessa etapa, a semente passa por um processo onde é picada em minúsculos pedaços. Ao ser moída, a semente não se transforma em pó, mas sim em uma massa pastosa. 
  • Prensar: nessa etapa, a pasta é transformada em dois produtos: a manteiga de cacau, usada nos outros passos da confecção do chocolate, e a “torta de cacau”, que é usada na fabricação de chocolate em pó e também na confecção de alguns tipos do doce.
  • Malaxação: é aqui que se cria a diferença entre os chocolates. Dependendo do tipo de ingrediente a ser acrescentado, diversos tipos de chocolate podem surgir. O chocolate preto tem torta de cacau e manteiga, além de leite e açúcar. O meio amargo não leva leite, e o branco não leva torta de cacau. 
  • Refinação: aqui, os cristais de açúcar são triturados até se tornarem partículas microscópicas, deixando o doce com uma melhor textura. 
  • Moldagem: por fim, o chocolate é moldado de acordo com a marca e embalado para venda. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO