Cientistas criam aplicativo que mostra quantidade de cancerígenos em carnes
Nomeado de Polyse, o aplicativo foi desenvolvido a partir de discos impressos que serviram parar dar base a uma referência de coloração

Um estudo publicado na revista da Sociedade Americana de Química e criado por Cientistas da Universidade de Burgos, na Espanha, explica detalhadamente um aplicativo que tem a capacidade de detectar a quantidade de nitrato em carnes a partir de fotos capturadas pela câmera. As informação são do Metrópoles.
VEJA MAIS
"Existe uma necessidade de detectarmos e controlarmos os diferentes componentes químicos adicionados aos alimentos processados, como carnes. Nosso método representa um avanço em termos de tempo de análise, simplicidade e instruções que podem ser usadas por cidadãos comuns", afirmam os pesquisadores.
Nomeado de Polyse, o aplicativo foi desenvolvido a partir de discos impressos que serviram parar dar base a uma referência de coloração. As cartelas tinham reagentes químicos que foram expostos a carnes com diferentes concentrações de nitrato. Após 15 minutos de contato, quanto maior a presença da substância no alimento, mais próxima de marrom ficava a coloração. Ou seja, quanto mais escura a imagem, mais nitrato na comida.
O que é o nitrato?
O nitrato é uma substância que prolonga o tempo em que a comida pode ficar na prateleira do supermercado e elimina bactérias causadoras de doenças como salmonella e botulismo. Em alimentos como bacon, salsicha, presunto e mortadela, o nitrato dá a cor rosada e pode até mesmo dar um sabor diferenciado. Apesar disso, a substância pode formar nitrosamina, componente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Luiz Cláudio Fernandes, editor web de O Liberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA